Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O PRINCIPAL partido da oposição da África do Sul anunciou no domingo que pediu ao Supremo Tribunal do país que exija do Presidente Jacob Zuma a prestação de contas do montante gasto pelo Estado em honorários legais para lhe defender das acusações de corrupção.

Segundo o presidente do Conselho Federal da Aliança Democrática (DA, sigla em inglês), James Selfe, na solicitação o partido pediu que o tribunal dê um prazo de até cinco dias para que Zuma envie ao Parlamento um documento especificando o valor gasto.

No dia 2 de Novembro, durante uma sessão parlamentar, o Presidente falhou em responder a uma pergunta sobre quanto gastou desde 1 de Maio de 2009 para se defender de 783 acusações de corrupção, que foram retiradas pelo Ministério Público antes de ele concorrer à Presidência.

"Ao evitar a questão, o partido acredita que o presidente [da sessão] e deputado, Lechesa Tsenoli, permitiu que o Presidente Zuma agisse ilegal e inconstitucionalmente", disse Selfe.

"Dado que o contribuinte provavelmente pagou a conta para os custos legais do Presidente, o montante total gasto deve ser revelado à opinião pública", insiste o responsável da DA.

A 13 de Outubro passado, o Supremo Tribunal decidiu manter as 783 imputações de corrupção apresentadas contra Zuma, que haviam sido arquivados irregularmente pelo Ministério Público em 2009.

Zuma, que deve deixar a presidência do seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC), em Dezembro próximo e da República em 2019, enfrentou com êxito várias moções de censura relacionadas com os escândalos de corrupção que o rodeiam.

O Presidente sul-africano, de 75 anos, teve de devolver no ano passado, por ordem do Tribunal Constitucional, 7,8 milhões de randes que se diz ter gasto indevidamente na remodelação da sua residência particular em Nkandla.- DW

Sábados

CLICKADAS

...

OS problemas, enquanto vivos, sempre estarão presentes. Obviamente ...

TEMA DE ...

SEMPRE que se pensa em ir à busca de um serviço ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction