A Coreia do Norte fez explodir os túneis no único lugar onde se realizavam testes nucleares, numa decisão que está a ser encarada como um sinal para tentar reduzir as tensões regionais, avança a BBC e a Yonhap, agência de notícias da Coreia do Sul, publicou a informação.

A intenção de destruir o local tinha sido assumida pelo regime norte-coreano no início deste ano, com vista a garantir uma aproximação diplomática com a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Jornalistas estrangeiros em Punggye-ri relataram ter testemunhado uma enorme explosão, diz o mesmo jornal. Mas a presença de inspectores independentes não foi autorizada.

Os túneis foram destruídos numa série de explosões, na presença de cerca de 20 jornalistas internacionais escolhidos a dedo. Duas explosões terão sido realizadas de manhã e quatro à tarde.

Apesar dos passos que estão a ser dados, o ambiente diplomático voltou a ficar tenso, depois de na semana passada a Coreia do Norte ter ameaçado voltar atrás e falhar a cimeira prevista para Singapura, entre o seu líder, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, em Junho próximo.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction