Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

MAIS de 100 pessoas morreram no naufrágio, na quinta-feira, de uma embarcação no Lago Vitoria, na Tanzânia. O Presidente tanzaniano, John Magufuli, manifestou a sua "profunda tristeza" com o desastre, que também fez um número indeterminado de desaparecidos.

Desconhece-se quantas pessoas iam no ‘ferry’. A Agência tanzaniana de Serviços Electrónicos e Electromecânicos, operadora da embarcação, não soube informar quantos passageiros estavam no MV Nyerere, que fazia a ligação entre a península de Ukerewe e a ilha de Ukora, na zona sul do Lago Vitória, o maior do continente africano.

Entretanto, segundo o coronel Maghembe, comissário do distrito de Ukerewe, o navio tinha capacidade para 100 pessoas e 25 toneladas de mercadoria e espaço para veículos, mas transportava 400 pessoas na altura do naufrágio.

A TV estatal afirmou que cerca de 200 passageiros estavam na embarcação e outras fontes falam de 300.

Pelo menos 40 pessoas foram resgatadas com vida.

Não foram determinadas ainda as causas do acidente, mas suspeita-se de carga excessiva.

O Presidente John Magufuli, pediu aos moradores que "permaneçam tranquilos num momento difícil".

A oposição, entretanto, acusou o governo de negligência.

"Muitas vezes alertamos para as condições ruins das embarcações, mas o governo ignorou. Várias vezes denunciamos esta negligência", disse John Mnyika, do Chadema, principal partido de oposição.

Mnyika disse que sobrecarga na embarcação reflecte "outra falha das autoridades" e criticou os trabalhos de resgate "insuficientes". – LUSA/G1

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction