Cerca de dez mil pessoas participaram ontem, em Dresden, na Alemanha, numa manifestação pacifista contra o ódio, visando o grupo anti-imigração PEGIDA.
A marcha foi convocada por várias organizações, incluindo sindicatos, sob o lema "coração em vez de ódio", em resposta ao movimento PEGIDA, sigla em alemão que significa “europeus patriotas contra a islamização do ocidente”.
Foram convocadas manifestações e contra-manifestações xenófobas e outras anti-racistas, em Dresden, por causa do quarto aniversário da criação do movimento islamófobo PEGIDA.
Segundo a agência noticiosa alemã, a manifestação organizada pelo PEGIDA contou com cerca de cinco mil pessoas.
O Centro Europeu para a Liberdade de Imprensa divulgou recentemente um relatório acusando o PEGIDA de estar por detrás de ataques físicos a mais de uma dezena de jornalistas alemães, nos últimos quatro anos.
As autoridades alemãs já chegaram a proibir algumas manifestações do PEGIDA, nos últimos anos, invocando falta de condições de segurança e, para hoje, destacou um forte contingente de polícias e determinou o encerramento de várias ruas e avenidas. (LUSA)


