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FORAM já celebrados contratos de trabalho por um período de seis meses entre a Administração Nacional de Estradas (ANE) e especialistas ligados ao ramo de construção civil para a realização de estudos de engenharia com vista à reabilitação, a breve trecho, da Estrada Nacional Número Um (N1) em 442km críticos nos troços Muxúnguè-Save e Inchope-Caia, na província de Sofala.

A delegada da ANE, Irene Simões, que facultou a informação ao nosso Jornal na Beira, sustentou que, essencialmente, o levantamento em curso visa determinar o financiamento necessário para a execução da empreitada na via, que se apresenta em estado avançado de degradação, em particular no troço entre o cruzamento de Inchope, em Manica, e as margens do rio Zambeze, no distrito de Caia, numa extensão total de 330km, cujo trajecto, entretanto, foi inaugurado em 2003.

Visando a restauração física na plataforma da única estrada que liga o país de norte a sul, o Ministério das Obras Públicas e Habitação pretende também atacar na área de jurisdição da província de Sofala um raio total de 112km entre a sede do posto administrativo de Muxúnguè, em Chibabava, e a Vila Franca do Save, na vizinha região de Inhambane.

Para já, no entanto, a fonte indicou que não existe financiamento para a reabilitação da Estrada Nacional Número Um em Sofala, embora esteja num estado avançado de degradação, sobretudo no troço Inchope-Caia, razão pela qual se avança com estudos de engenharia.

Irene Simões clarificou que os valores para a sua reabilitação vão depender em grande medida dos resultados dos estudos em curso, tendo realçado que enquanto não houver fundos para a sua recuperação a ANE garante em Sofala obras de manutenção com verbas disponibilizadas pelo Governo.

A nível regional a Estrada Nacional Número Um, juntamente com a via Beira-Machipanda, através do cruzamento de Inchope, constitui a única porta de entrada e saída ao mar da Tanzania e República Democrática do Congo, gozando assim de maior prestígio do ponto de vista da sua localização geográfica.

Consequentemente tal rota contribui significativamente nas transacções regionais e incrementa sobremaneira o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique, através do Porto da Beira. Internamente a via afigura-se como verdadeiro pólo de desenvolvimento ao longo do traçado com o aglomerado populacional.

Por este motivo a Administração Nacional de Estradas mostra-se bastante preocupado no sentido de inverter o actual cenário do estado avançado de degradação da via, que nos últimos tempos conhece um intenso tráfego de camiões com excesso de carga, acentuando cada vez mais o cenário.

Horácio João

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