Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Opinião

Politica

O COORDENADOR interino da Renamo, Ossufo Momade, solicitou ontem ao Presidente da República, Filipe Nyusi, a correcção das nomeações interinas dos oficiais do seu ...

quarta, 19 dezembro 2018
Leia +

Nacional

Autárquicas 2018

A VOTAÇÃO nas oito mesas cujos resultados foram anulados pelo Conselho Constitucional na autarquia de Marromeu, em Sofala, deverá ser repetida até ao dia 25 de Novembro ...

quinta, 15 novembro 2018
Leia +
Pub
SN

Desporto

O DESPORTIVO de Maputo regressa ao Moçambola no próximo ano, depois da deliberação a seu favor do “caso Siaw” pelo Conselho de Disciplina da ...

quarta, 19 dezembro 2018
Leia +

Economia

O SECTOR privado considera que a liderança do Presidente da República, Filipe Nyusi, no processo de reformas mais sensíveis, no âmbito do Diálogo ...

quarta, 19 dezembro 2018
Read more

Tecnologias

A ocorrência da seca cíclica, que caracteriza a zona sul, particularmente, já requer tomada de medidas adequadas para a manutenção e protecção de ...

quarta, 19 dezembro 2018
Leia +

A VI Edição da Plataforma Internacional de Dança Contemporânea (Kinani), que ontem iniciou na cidade de Maputo, é o principal atractivo cultural do fim-de-semana para os amantes das artes e cultura da capital do país. 

Hoje, no Teatro Avenida, há sessão da coreógrafa e bailarina moçambicana Kátia Manjate, às 18.00 horas, enquanto o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) acolhe a actuação dos bailarinos Nour Nhougui, da Tunísia, Jeannot Kumbonyeki, do Congo, e os sul-africanos Nelisiwe Xaba e Mamaela Nyamza.  

Amanhã, no espaço alternativo “4.º andar”, na obra abandonada de um edifício localizado no cruzamento entre as avenidas 24 de Julho e Olof Palme, vai-se apresentar o colectivo Kinani e, no CCFM, Dorine Mokha e Gaby Saranouffi, do Congo e Madagáscar, respectivamente.

O VI KINANI iniciou ontem com os bailados dos coreógrafos e bailarinos moçambicanos Horácio Macuácua, no Museu de Arte, e Panaíbra Canda, no CCFM, e vai decorrer até próxima terça-feira.

As apresentações terão lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), Teatro Avenida, Museu de Pesca e no “4.º andar”. Este ano o “Kinani” junta-se ao “Danse L’Afrique Danse”, a maior plataforma africana de dança contemporânea. De Moçambique vão actuar os coreógrafos Panaíbra Canda, Horácio Macuácua, Ídio Chichava, Pak Janeth Mulapha e Kátia Manjate.

Da francofonia destaca-se Kettly Noel, do Mali, e do espaço anglófono Mamela Nyamza e Nelisiwe Xaba, da África do Sul.    

Amanhã, às 15.00 horas, ainda no contexto do “Kinani”, será lançado no Museu de Arte, em Maputo, um livro intitulado “Devir(es) Contemporâneos – Emergência e Evolução da Figura do Bailarino Contemporâneo Moçambicano a partir dos Trajectos, Discursos, Obras e sua Recepção Localmente e no Estrangeiro”, da autoria da coreógrafa e bailarina Maria Helena Pinto,  que  inclui também uma análise crítica do legado artístico de Augusto Cuvilas.  

A música tem também o seu espaço reservado para hoje, no Café-Bar Gil Vicente, onde se vai realizar um “show” de afro-soul, jazz e blues com a cantora Enia Bambo. Neste concerto, com início marcado para as 22.30 horas, a artista será acompanhada por D’Manyissa, Stella Bambo e Elias.

Enquanto isso, para os amantes das artes cénicas, a sala do Cine-Teatro Gilberto Mendes vai acolher amanhã a estreia da peça “Os Homens Traem?”. Esta obra poderá ser vista aos sábados e domingos, às 18.30 horas.       

A peça evoca os principais problemas enfrentados pelos casais no seu relacionamento, com principal enfoque para a infidelidade e a falta de amor.             

Para os apreciadores da sétima arte, os Cinemas Lusomundo, nas cidades de Maputo e Matola, exibem as mais recentes estreias cinematográficas de Hollywood. Hoje e amanhã vão ser exibidos os filmes “The Walk: O Desafio”, “Maze Runner: Provas de Fogo”, “Pan: Viagem à Terra do Nunca”, “Transporter: Potência Máxima” e “Vontade de Vencer”.        

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction