Opinião

Politica

A COMISSÃO Nacional de Eleições (CNE) propôs ao Conselho de Ministros o adiamento do recenseamento eleitoral que devia decorrer de 1 de Abril a 15 de Maio próximo, ...

segunda, 25 março 2019
Leia +

Nacional

Doze dias depois do fatídico ciclone tropical “Idai” está a perder-se a esperança de resgatar os 60 cidadãos desaparecidos nos rios Lucite e Mussapa, em Dombe, ...

segunda, 25 março 2019
Leia +

Beira

ESTÁassegurada a provisão de alimentos nos centros de acomodação criados em diversos bairros da cidade da Beira, em Sofala, para acolher provisoriamente as vítimas ...

segunda, 25 março 2019
Leia +
Pub
SN

Desporto

O JOGO de sábado em Bissau que afastou Moçambique do CAN deste ano no Egipto foi uma autêntica fotocopia daquele da primeira volta no Estádio Nacional do Zimpeto. O ...

segunda, 25 março 2019
Leia +

Economia

AS PERSPECTIVAS de crescimento a médio prazo em África, estimadas em taxas médias anuais que variam entre três a quatro por cento, são insuficientes para estimular ...

segunda, 25 março 2019
Read more

Tecnologias

A LUTA contra a Tuberculose, doença mortífera porém, curável, está a ser enfrentada em diferentes frentes. Com o advento das Tecnologias de Informação ...

segunda, 25 março 2019
Leia +

A VI Edição da Plataforma Internacional de Dança Contemporânea (Kinani), que ontem iniciou na cidade de Maputo, é o principal atractivo cultural do fim-de-semana para os amantes das artes e cultura da capital do país. 

Hoje, no Teatro Avenida, há sessão da coreógrafa e bailarina moçambicana Kátia Manjate, às 18.00 horas, enquanto o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) acolhe a actuação dos bailarinos Nour Nhougui, da Tunísia, Jeannot Kumbonyeki, do Congo, e os sul-africanos Nelisiwe Xaba e Mamaela Nyamza.  

Amanhã, no espaço alternativo “4.º andar”, na obra abandonada de um edifício localizado no cruzamento entre as avenidas 24 de Julho e Olof Palme, vai-se apresentar o colectivo Kinani e, no CCFM, Dorine Mokha e Gaby Saranouffi, do Congo e Madagáscar, respectivamente.

O VI KINANI iniciou ontem com os bailados dos coreógrafos e bailarinos moçambicanos Horácio Macuácua, no Museu de Arte, e Panaíbra Canda, no CCFM, e vai decorrer até próxima terça-feira.

As apresentações terão lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), Teatro Avenida, Museu de Pesca e no “4.º andar”. Este ano o “Kinani” junta-se ao “Danse L’Afrique Danse”, a maior plataforma africana de dança contemporânea. De Moçambique vão actuar os coreógrafos Panaíbra Canda, Horácio Macuácua, Ídio Chichava, Pak Janeth Mulapha e Kátia Manjate.

Da francofonia destaca-se Kettly Noel, do Mali, e do espaço anglófono Mamela Nyamza e Nelisiwe Xaba, da África do Sul.    

Amanhã, às 15.00 horas, ainda no contexto do “Kinani”, será lançado no Museu de Arte, em Maputo, um livro intitulado “Devir(es) Contemporâneos – Emergência e Evolução da Figura do Bailarino Contemporâneo Moçambicano a partir dos Trajectos, Discursos, Obras e sua Recepção Localmente e no Estrangeiro”, da autoria da coreógrafa e bailarina Maria Helena Pinto,  que  inclui também uma análise crítica do legado artístico de Augusto Cuvilas.  

A música tem também o seu espaço reservado para hoje, no Café-Bar Gil Vicente, onde se vai realizar um “show” de afro-soul, jazz e blues com a cantora Enia Bambo. Neste concerto, com início marcado para as 22.30 horas, a artista será acompanhada por D’Manyissa, Stella Bambo e Elias.

Enquanto isso, para os amantes das artes cénicas, a sala do Cine-Teatro Gilberto Mendes vai acolher amanhã a estreia da peça “Os Homens Traem?”. Esta obra poderá ser vista aos sábados e domingos, às 18.30 horas.       

A peça evoca os principais problemas enfrentados pelos casais no seu relacionamento, com principal enfoque para a infidelidade e a falta de amor.             

Para os apreciadores da sétima arte, os Cinemas Lusomundo, nas cidades de Maputo e Matola, exibem as mais recentes estreias cinematográficas de Hollywood. Hoje e amanhã vão ser exibidos os filmes “The Walk: O Desafio”, “Maze Runner: Provas de Fogo”, “Pan: Viagem à Terra do Nunca”, “Transporter: Potência Máxima” e “Vontade de Vencer”.        

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction