O PRESIDENTE da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, pediu ao emissário norte-americano Jason Greenblatt, recebido ontem em Ramallah, que Washington assuma a mediação para a questão dos prisioneiros palestinos em greve de fome nas cadeias israelitas. Greenblatt esteve ontem de manhã em Ramallah, na Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel há cinco décadas, dois dias depois da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à região. Os palestinos têm intensificado os contactos internacionais desde que, a 17 de Abril, cerca de mil presos palestinos, detidos em vários estabelecimentos prisionais israelitas, iniciaram uma greve de fome. O protesto pretende ser um alerta para as condições de detenção dos cerca de 6.500 palestinos presos em Israel, incluindo dezenas de mulheres e de crianças.

O PRESIDENTE dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu mais engajamento ontem que dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, sigla em inglês) na luta contra o terrorismo. Ele também pediu que os membros da aliança militar aumentem a sua contribuição financeira na luta pela defesa comum e se envolvam na discussão sobre migração. O Presidente norte-americano falava na inauguração de um memorial do 11 de Setembro, na nova sede da NATO, em Bruxelas. A cerimónia precedeu a primeira cimeira da organização com a participação de Trump, que durante a campanha eleitoral que o levaria até à Casa Branca chegou a classificar a Aliança Atlântica como “obsoleta”.

O MINISTÉRIO Público (MP) da Venezuela informou que um estudante morreu, na quarta-feira, numa manifestação no sul do país, elevando a 56 o número de vítimas mortais nos protestos iniciados a 01 de Abril. Numa declaração à imprensa, na quarta-feira, a procuradora-geral da Venezuela, Luísa Ortega Díaz, precisou que, desde aquela data foram registados mil feridos em protestos, dos quais 771 civis e 229 agentes de segurança. A responsável acrescentou que 346 bens imóveis foram saqueados ou incendiados. No mesmo período foram abertas 1.479 investigações por actos de violência, que 19 agentes de segurança foram acusados de violação dos direitos fundamentais e que existem 18 ordens de detenção por executar.

VÁRIAS centenas de operários do sector têxtil foram hospitalizados nos dois últimos dias no Bangladesh com problemas de saúde associados à forte onda de calor que atinge a capital, Daca, anunciou ontem a Polícia local. De acordo com as autoridades, o calor provocou uma onda de pânico nas fábricas que produzem roupa para as marcas ocidentais. Pelo menos 30 mil trabalhadores abandonaram os postos de trabalho, o que levou ao encerramento de pelo menos 18 unidades de produção. O chefe da Polícia de Gazipur, um bairro industrial a Norte da capital, indicou que ontem foram hospitalizados 490 operários. "Na quarta-feira outros 365 operários ficaram doentes", acrescentou Shoeb Ahmed. Desde quarta-feira que o termómetro atinge os 36 graus em Gazipur.

O ANTIGO Presidente norte-americano, Barack Obama, apelou ontem à luta contra a xenofobia, os nacionalismos, a intolerância e as tendências antidemocráticas. Num encontro com jovens líderes realizado junto à Porta de Brandemburgo, Berlim, e integrado nas comemorações dos 500 anos da reforma protestante, Obama reconheceu que a globalização, a tecnologia, a desigualdade e fenómenos como a crise dos refugiados geraram “medos” que devem ser combatidos. O antigo Presidente falava ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, que defendeu uma vez mais a sua política em relação aos refugiados e elogiou a solidariedade de milhões de alemães.

CINCO polícias quenianos morreram na quarta-feira na sequência da explosão de um engenho improvisado no nordeste do Quénia, divulgou um governador local, algumas horas depois de um ataque similar em que outros três polícias perderam a vida. O engenho explodiu à passagem do veículo que transportava os elementos das forças policiais. Os cinco polícias faziam parte da equipa de segurança do governador de Mandera, Ali Roba, que também integrava a coluna de veículos visada pela explosão. “Infelizmente, perdi cinco dos meus agentes de segurança, incluindo o meu guarda-costas pessoal, num ataque que visou a minha comitiva entre Arabia e Fino (nordeste do Quénia) ”, referiu o governador na sua conta pessoal na rede social Facebook.

UM jornalista etíope detido há dois anos foi quarta-feira considerado culpado em tribunal por incitação à revolta, por ter comunicado com um elemento de um grupo da oposição que as autoridades etíopes classificaram como terrorista. Getachew Shiferaw, chefe de Redacção de um jornal etíope, foi detido em 2015 e formalmente acusado, ao abrigo de uma controversa lei de combate ao terrorismo, por ter comunicado via rede social Facebook com um membro de um grupo da oposição exilado nos Estados Unidos, o Ginbot7. O dissidente, Abebe Belew, foi condenado à revelia em 2012 por participação no grupo Ginbot7. O jornalista Getachew Shiferaw corre o risco de ser condenado a dez anos de prisão. O veredito será anunciado hoje.

NIGERIANOS podem dormir tranquilos pois os militares permanecem fiéis à Constituição e submissos à autoridade civil, declarou na terça-feira em Abuja o porta-voz do ministério nigeriano da Defesa, o major-general John Enenche. Reagindo a uma controvérsia gerada por um aviso recentemente transmitido aos oficiais e soldados pelo chefe de Estado-Maior do Exército, para não se imiscuírem em assuntos políticos, Enenche disse que o alerta fazia parte de comunicados regulares das chefias militares para recordar aos oficiais e tropas a sua obrigação profissional relativamente à nação. O aviso foi interpretado nalguns círculos como sinal da existência de um mal-estar entre os militares.

Versão-Impressa


Mais recentes

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 26 Maio 2017
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) elegeu, ontem, novos corpos sociais para o triénio 2017/2020, marcando fim de um processo que teve a polémica como principal característica. Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Natalidade: Quando mulheres negam imprevistos
Sexta, 26 Maio 2017
MARIA Alberto teve os seus dois filhos, o primeiro aos 15 anos e o segundo um ano depois, e não fazia ideia da existência de formas de planeamento familiar. Hoje, aos 24 anos, busca ajuda de profissionais de Saúde para programar a gravidez. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,10 61,27
ZAR 4,57 4,65
EUR 67,42 68,73

23.05.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

DEPOIS de um ambiente de quase “cortar à faca” a ...
2017-05-26 23:30:00
A VERDADE é que ele já não está aqui. Faltou a esta aula ...
2017-05-26 23:30:00
HÁ mortos que decididamente se recusam a regressar ao pó donde vieram. ...
2017-05-26 07:15:16
CORRO o risco de ser incompreendido ao abordar um assunto tão delicado como ...
2017-05-25 23:30:00
BRASIL, esse gigantesco país, que me faz lembrar a Suíça, por ...
2017-05-25 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 1780 visitantes em linha