Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

ESCREVO esta opinião ciente que há problemas sérios de congestionamento de vias de acesso na cidade de Maputo. Mas o problema que vou abordar neste espaço, prende-se com a forma como os transportadores semi-colectivo de passageiros operam na Av. de Moçambique, concretamente nos locais destinados ao embarque e desembarque de passageiros.

Acontece que alguns transportadores não param em local apropriado, preferindo fazê-lo logo após o semáforo. Exemplo disso é a paragem do Choupal, onde os transportadores chegam a congestionar o tráfego sem que haja necessidade, o mesmo acontece no “Benfica,” onde até mesmo no local apropriado os transportadores permanecem muito tempo a angariar passageiros.

Reconheço que os transportadores estão a desenvolver uma actividade bastante louvável, sem o qual teríamos muitas dificuldades para nos deslocarmos e, consequentemente melhorarmos nossas condições de vida, mas embaraçar o tráfego também não dá. É preciso que haja respeito pelas normas pré-estabelecidas e que regulam a vida em sociedade.

Há dias, acompanhei um agente da Polícia a justificar a aplicação de multas pelo facto de os transportadores imobilizarem os seus veículos para embarque e desembarque em locais impróprios, uma situação que devia ser corrigida com a aplicação de multas.

É preciso recordar que há muitas viaturas a circular neste país, particularmente na cidade de Maputo, daí que as estradas andam congestionadas. Neste momento há um esforço no sentido de flexibilizar o tráfego através da melhoria de algumas vias de acesso, por isso, nada de indisciplina na estrada, que pode não só embaraçar o tráfego, como também resultar em acidentes de viação.

Quero acreditar que se os agentes da Polícia se posicionarem em locais propensos ao congestionamento das viaturas, que ocorre devido a indisciplina dos automobilistas, entretanto situações destas podem facilmente ser controladas. O ser humano tende a fazer aquilo que é proibido, daí que a acção dos agentes da lei e ordem é fundamental.

EURICO ALFREDO

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction