Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

RECORDANDO os velhos tempos de nacula (uma dança tradicional muito praticada algures no distrito de Malema, em Nampula). Há dias um grupo de velhos e jovens, os primeiros na sua maioria praticantes de nacula, decidiu organizar um evento cultural que chamou de festa de reflexão sobre a valorização daquela dança, no âmbito da preservação das nossas raízes histórico-culturais.

E como reza a história, a singularidade histórico- cultural de nacula sempre fez com que a realização de um evento para a sua prática evitasse fracturas e conflitualidades familiares, sobretudo entre velhos e jovens, razão porque sempre que surgissem problemas no seio da comunidade da região, esses eventos envolventes fossem vistos como única forma de se ultrapassar.

 E até hoje os festivais de nacula, que já encerram uma diversidade de funções, constituem especialmente um momento oportuno para o exercício da memória individual e colectiva e da mobilização social das comunidades com sentido de futuro, onde os jovens são transmitidos as mensagens de que o desafio é com imaginação e ousadia, partindo para a aventura de continuar com os sonhos dos nossos antepassados, de um Moçambique melhor para todos.

Um Moçambique melhor que passe necessariamente pela não existência dessas fracturas e conflitualidades, que se sabe têm como consequência, por exemplo, a perda de valores e desagregação familiar. Um Moçambique que igualmente não viva uma vez para todas, outras fracturas e conflitualidades, desta feita políticas que temos tido, que já foram motivos para tantas mortes e destruição.

Ou por outra, parece ter sido pensado nisso, que desta vez na festa de reflexão a actual situação política do país, particularmente depois da morte do líder da Renamo, Afonso Dlhakama, tenha sido um dos principais objectos de debates havidos antes do início dos cantos e danças de nacula, particularmente no que se refere aos esforços em curso visando à obtenção da paz duradoira no país.

Compreendeu-se efectivamente o fervor dos debates reflexivos sobre essa situação, tendo em conta que mesmo com esses esforços parece que há quem queira continuar a impor, sem pé nem cabeça, aos outros, suas convicções político-partidárias, em aparente detrimento do espírito reconciliatório ou de paz que “alimenta” tais esforços. 

Contudo, o essencial é que é salutar e prestigiante saber que a prática de nacula é uma lição ou exemplo a ter em conta, na perspectiva de que esta dança, como as outras da nossa pátria amada, deve continuar a defender a exaltação da nossa cultura, união, diversidade, identidade, tradição e o direito que temos todos como moçambicanos, conviver pacificamente no nosso país, onde o pensar diferente não pode constituir o motivo de fracturas e conflitualidades de qualquer índole.

Todavia, um Moçambique onde todas as regiões têm que ter o mesmo rumo, que é precisamente o desenvolvimento. Onde a cultura de cada grupo étnico existente tenha ou seja valorizada da mesma forma, isto é, sem discriminação, para não pôr em risco essa união.

 Até porque já diz o adágio popular que o êxito na nossa vida não se mede pelo que conquistamos, mas sim pelas dificuldades que superamos no caminho e acreditamos que no longo caminho por percorrer Moçambique será ainda capaz de superar outras dificuldades em falta, até porque, apesar de todas as carências, temos sabido, com extraordinária força de vontade, sacrifício e competência, evitar verdadeiros cataclismos sociais, políticos e outros. As lições ou exemplo de nacula deve ser seguido para o bem da nação moçambicana.

Mouzinho de Albuquerque

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction