Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

ANTIGAMENTE, os meninos eram interditos de frequentar bares, botequins, tabernas e quaisquer outras casas de venda e consumo de bebidas alcoólicas. Agora, embora existente a legislação que proíbe o acesso destes a estas casas, meninos, imberbes, são os maiores clientes, inclusive de prostíbulos. Não sei que fenómeno é este.

Nas escolas, sejam elas primárias ou secundárias, públicas ou privadas, existem nas imediações casas de venda de álcool, cigarros e, nalguns casos, de drogas e de outras substâncias psicotrópicas. Alunos e professores constituem-se em associações, promovem o crédito rotativo, cuja finalidade é a presença permanente nestes estabelecimentos. As aulas, quer na condição de aluno ou de professor, ficam para depois.

Qualquer pai ou encarregado de educação, salvo raríssimas excepções, vive esta realidade. Nalguns casos de forma cúmplice porque sentam-se à mesma mesa com a pequenada, em autênticas cavaqueiras que culminam na mutualidade quanto ao pagamento da despesa. O mesmo pai ou encarregado de educação, o mesmo professor que devia aconselhar o menino que o álcool e o tabaco arruínam a saúde e a bolsa; queimam as vias respiratórias e o seu consumo concorre para o cancro nos pulmões. Mesmo entre os adultos, à roda do ano gasta-se milhares de meticais que poderiam aliviar a miséria e a fome nas famílias.

Já vi com tristeza, muitos destes meninos inconscientes, prostrados, magoados, proferindo palavrões, sem o mínimo de vergonha e, mais grave ainda, sem se aperceberem do mal que causam a si próprios e a outros próximos. Não me perguntem qual tem sido a minha atitude face a estes comportamentos porque bem sabeis que esta juventude é irrepreensível.

Mwanamamani, ainda jovem, começou a fumar por simples exibição. Estilo. Aliás, muitos viciados assim principiam. Numa brincadeira. Hoje em dia, já não tem apetite de comer seja lá o que for e à noite não pode dormir sem fumar. Às primeiras moedas corre à galope rumo à tabacaria e/ou à taberna - no caso à barraca mais próxima - mesmo a cair de fome. Na zona virou exemplo da vergonha, da desarmonia e até da desgraça da família. Cedo demais habituou-se ao cigarro e a bebidas alcoólicas, de tal forma que seja cerveja, vinho, Whisky ou aguardente, num vício que lhe arrasta também ao consumo excessivo e até abusivo de bebidas cafreais.

Gostaria pois, de dar o meu contributo à juventude: o consumo de bebidas alcoólicas não é mau. Mau é o modo como as consumimos. Mas para a rapaziada o mais certo seria dizer-lhes: meus meninos, nunca fumeis, nem por brincadeira e, se tiverdes sede, bebei água pura porque não há nada melhor para a saúde. Criai, pois, horror profundo ao álcool, ao tabaco e a outras drogas como vossos grandes inimigos. Abraçai a sobriedade e concentrai-vos no vosso futuro.

Já agora, por onde anda a lei que interdita o acesso de menores às casas de venda e consumo de bebidas alcoólicas.

Normal 0 false false false EN-US X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Table Normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0in 5.4pt 0in 5.4pt; mso-para-margin:0in; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman","serif";}

Salomao Muiambo-Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sábados

CLICKADAS

...

OS problemas, enquanto vivos, sempre estarão presentes. Obviamente ...

TEMA DE ...

SEMPRE que se pensa em ir à busca de um serviço ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction