Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

 A MADRUGADA foi longa. O sol ainda está sonolento. Enrolado entre as nuvens, o astro tornou o dia frio, escuro e melancólico. É melancólica a face do bairro, face aos acontecimentos.

Nos bairros de cimento, diabolizam os habitantes daqui, afirmam que todos têm a alma de bandidos e consumidores de droga: "É um perigo: no íntimo deles habita um John Perigo".

Os miúdos têm algo a dizer

Estávamos sentados em roda, amontoamos areia e fizemos cadeiras. Era eu, o Carlitos, Abdul e o Lodrique, que brincávamos de fazer faquinhas. Na verdade todos brincávamos de fazer faquinhas, mas Lodrique nos irritava quando tocava a faquinha no chão, agitava a areia, que ia directamente aos nossos olhos. Mas menos aos do Carlitos, que era mais velho e tinha muitos bilas (berlindes).

"Os polícias foram a rua de Goa e encontraram John Perigo. O tipo olhou para os gajos, eram 10, tirou umas faquinhas das texana (sapatos) e matou seis. Ficaram dois", contava Lodrique possuído pela informação.

Sem engolir saliva prosseguiu "bay, começou uma luta. Perigo como bate! Deu giratórias de Van Dame, murros de Bude, chapadas do professor Zucula, carolhos do professor Chico e “chimbutzo muzaia”. Era de manhã, mas todos saíram", detalhava, antes de ser interrompido por Abdul. 

- Mas você estava lá?...   Você dorme muito, disse o menino da voz fina.

- Cala-te, Deixa ele contar! - ameaçou o Carlitos. 

Lodrique conta que os polícias já queriam fugir, já não estavam a aguentar. "Um tirou a arma e começou a disparar. John recebeu o primeiro tiro, olhou para o gajo, mordeu os dentes e disse: isso não é nada!", detalha Lodrique. 

O miúdo conta que deram o segundo tiro com outro polícia, sendo que Perigo tirou duas facas e matou mais dois. Depois ameaçou outros, "vou vos possuir com chapadas", disse John. 

"Dispararam, ele saltou como um sapo nervoso e começou a imitar o Mestre Bêbado. Deram quatro tiros. Dona Célia apareceu e disse: foge John!", detalhava o miúdo.

- Mas porquê tinha de fugir, se estava a bater a todos?, perguntei. 

- Otto, John Perigo só podia morrer com sete tiros. O “nhanga” dele fez assim, esclareceu o Carlitos.

- Não podiam ser mais?

- Otto, perguntas muito. Cada bala é dinheiro. Nhangas cobram muito. E era só aquele dinheiro que dona Célia tinha, explicou de novo o Carlitos.

Lodrique continuou "o gajo olhou para todos os lados. Já tinha recebido seis tiros. Saltou um muro, mas um polícia disparou no primeiro bloco do muro e quando John Perigo chegou ao chão a bala lhe encontrou", finalizou.

Versão oficial

Na madrugada de sexta-feira morreu João da Célia Armando Mabote Cossa (John Perigo). Depois de uma intensa perseguição, primeiro de carro depois a pé. Tudo iniciou no bairro da Sommershield, O cadastrado e seu comparsa, cujo nome identificamos e ainda se encontra foragido, ensaiavam um assalto.

 Depois de subtraírem os bens o alarme da casa suou, o guarda e a família estavam inconscientes, mas o cão latiu de forma insistente. Por consciência, na verdade até nem foi, é o nosso trabalho, a polícia patrulhava a zona.

A nossa viatura perseguiu os meliantes, mas eles esgueiraram-se pelos labirintos da cidade, saltando muro a muro, até aparecerem na Colômbia, zona conhecida pelo tráfico de drogas. Saímos da viatura, começou a corrida. Nesta altura, os ladrões já estavam sem carga e corriam velozmente. Avenida Maguiguane, Romão Fernão Farinha, rua de Goa. Agora só estava John Perigo. Um dos agentes deu um tiro ao alto, que foi reproduzido em forma de eco pelas chapas do bairro. 

Outro agente disparou no pé direito, mas ele continuou a correr, camuflou-se nos becos e desapareceu. Na sexta-feira foi dado como óbito. Causa da morte, hemorragia interna. 

Hélio Nguane

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction