Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

NÃO podia causar menor estrondo a informação esta semana prestada pela Polícia da República de Moçambique, dando conta de que uma menor de apenas 14 anos de idade tinha sido estuprada pelo seu próprio tio.

E mais: que se encontra em estado de gravidez há já quatro meses. Ao que chegamos, madre mia!

Segundo o porta-voz da corporação, Daniel Macuácua, o crime insere-se no artigo 218 do Código Penal e trata-se de um incesto por envolver membros da mesma família.

Macuácua referiu ainda que a ocorrência foi despoletada quando a família descobriu que a menor estava grávida e participou o caso.

O violador, identificado como J. Nhamboca, cuja idade não foi revelada, encontra-se fugitivo e vivia com a vítima desde 2015, aquando da morte da sua irmã.

Segundo a vítima, este caso sucedeu em Abril do ano em curso, num dia em que a mesma se encontrava sozinha em casa e a cozinhar.

Passado um tempo, a menina ligou para a sua tia que se encontrava no distrito de Marínguè a fim de informar o que se estava a passar.

A tia dirigiu-se então à cidade da Beira onde denunciou o caso ao Gabinete de Atendimento à Mulher, Criança e Acção Social.

Segundo Macuácua, decorrem diligências no sentido de localizar e responsabilizar o indivíduo pelo crime praticado.

A menor encontra-se sob cuidados do Gabinete de Atendimento à Mulher, Criança e Acção Social.

Não resisto, mais uma vez, em citar um académico moçambicano que certa vez afirmou o seguinte:

“Pessoalmente, entendo que Moçambique está num processo intenso de construção, desconstrução e reconstrução de identidades, próprio de sociedades em constante mudança, ele próprio, gerador de sentimentos de frustração, alienação e desintegração social. Ao nível da base, as redes de relacionamento, as normas sociais, as instituições reguladoras da vida social, as expectativas não têm exercido a sua acção costumeira de coesão social, civilização de seres humanos, da defesa da disciplina e respeito mútuo.

De facto, quando um tio, que é potencialmente um segundo pai, é capaz de violar a sua própria sobrinha, estamos a “bater demasiadamente no fundo”.

E o facto de se ter posto em fuga, quer exatamente significar que tem consciência da gravidade do seu acto. Ao que chegamos!

Eliseu Bento

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction