Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Consonâncias: Ainda sobre cientistas de alegria  (Sauzande Jeque)

 

DUAS crónicas seguidas foram publicadas há escassas semanas, num gesto de clamor à ética, ao bom senso e à tranquilidade. Não era um pedido a quem de direito, porque não acho que tal dependa de algum direito ou esquerdo, mas um pedido a toda a consciência humana que está em cada um de nós, para que reservemos um pouco mais de tempo à alegria e tranquilidade.

Ninguém ignora os prejuízos provocados pela raiva, ódio e zanga na sociedade, no corpo e na alma do ser humano. E o meu apelo era: Como podemos transformar a RAIVA em ALEGRIA e AFECTO? Têm de haver ciência, ou cientistas, que nos ajudem a fazer estas metamorfoses nas nossas vidas, privada e pública, pois, está bem provado que a maior parte dos nossos problemas é provocada pelo mau humor.

E, tendo lido aqueles dois textos, houve quem achou justo partilhar os seus conhecimentos e suas experiências neste campo. Uma dessas pessoas é o respeitado Arquitecto Ernesto Gonzalez Nagel. Numa atitude humilde que imensamente admiro, enviou para o cronista, um breve email que se resume nas seguintes palavras:

“Bom dia. Tenho lido com atenção a sua nota sobre a procura de um cientista da alegria. Quero humildemente recomendar a antiga ciência da meditação que resolve de raiz o problema de reagir com ódio e aversão as coisas más e com obsessão as experiências prazenteiras, origem de nossa infelicidade.

Sou membro da Associação de Meditação Vipassana de Moçambique. Organizamos cursos/retiros de 10 dias para aprender técnicas de meditação.

De 16 a 27 de Janeiro teremos o nosso 6.º curso em Moçambique, a adesão é muito grande, começamos com um curso de 20 pessoas e hoje temos 70 inscritos e pessoas em lista de espera.

Para mais informação sugiro ver este vídeo do link, onde o mestre Goenka explica o que é: https://youtu.be/wjjKvWBsO7k.

Nossa associação não tem fins de lucro e os cursos são pagos inteiramente pelos antigos alunos. Quer dizer que o curso é gratuito.

As técnicas estão completamente livres de religiões organizadas e são abertas a todo mundo com qualquer crença. O curso é chamado: “A arte de viver”.Fim da citação.

Tendo recebido estas dicas, oferecidas pelo leitor, Ernesto Gonzalez Nagel, arquitecto de profissão,julguei que era bom partilhar com os restantes leitores. Acredito que deve haver gente atormentada pela mesma angústia provocada pela RAIVA ou ZANGA. Se as recomendações aqui patentes forem proveitosas, só podemos agradecer ao arquitecto Gonzalez, pois, o nosso desafio é mesmo este: Como transformar a zanga em alegria nos nossos dias?

Forte abraço.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction