Retalhos e Farrapos: Volto às 12 horas  (Hélio Nguane)

 

OLHOU para os destroços, encarou com firmeza os acontecimentos, reparou que o calor, o fumo, os bombeiros, as bacias, as mangueiras, as tigelas e outros recipientescom água, o calor das chamas já não estavam lá.

Olhou para a madeira consumida pelo fogo, o preto carvão, as cinzas feitas lama e ficou sem palavras. Deu dois passos, tirou dos bolsos, as chaves da casa que arrenda. Algumas notas caíram, abaixou e pegou, eram os mil meticais da renda. Deu mais um passo e entrou na casa.

Sentou. As calças castanhas carregaram sujidadee ficaram humedecidas pelas gotas de água, de suor e lágrimas de quem lutou para salvar aquela despensa. Jogou os braços no chão, fechou os olhos, os dedos remoíam a areia, os pensamentos tentavam apalpar o tempo, segurar os instantes, para evitar a destruição.

Segura um objecto minúsculo, abre os olhos, examina com atenção: é uma das peças do televisor plasma que comprou há pouco. Coloca as mãos mais uma vez na terra, levanta a areia de raiva, leva as mãos para a cabeça. O cabelo e a barba consomem a poeira.    

Levanta e limpa as calças. Naquele instante percebe que sãos os únicos trapos que tem para cobrir o seu corpo. Sai do quadrado, que um dia foi a sua casa. Olha para o seu redor, repara que todos os vizinhos focaram os olhos em si.

Dá cinco passos, lava as mãos e com alguns bocados de água limpa as calças. Olha para dona Marta. Sem argumentos, leva as únicas notas que tinha e entrega a senhora, que imprudente, mostra os seus quatro dentes, dois danificados, um castanho e um partido.

Pensa em sair do local e voltar para o trabalho, mas já são 15 horas e prometeu voltar às 12:30 horas. Repara para o celular, percebe que perdeu 20 chamadas. Pausa, pensa em meter o aparelho de novo no bolso, mas recebe mais uma chamada:

- Alô, chefe.

- Não há chefe não há nada! O senhor não é sério. Não tem palavra.

- Minha casa, chefe.

- Se não se fizer ao emprego em 10 minutos considera-se despedido.

Tentou responder, mas a linha caiu. Olhou para todos e do nada começou a correr. Correu, mas tudo lhe perseguia. Os problemas eram uma sombra cada vez mais presente.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction