PERCEPÇÕES:  O exemplo de Angola  (Salomão Muiambo-Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

 

O GOVERNO angolano mandou encerrar mais de duas mil igrejas e dois mil centros de culto que se encontravam a funcionar em situação ilegal naquele país.

A medida não foi de agrado de muitos fiéis mas, como dizem os juristas "dura lex sed lex" ou seja, a lei é dura mas é a lei.

É natural que muitos "fiéis" não tenham ficado satisfeitos com a medida,pois afectados pela pobreza e escassez de serviços sociais e culturais,estes encontravam em tais igrejas e cultos lugares para enfrentarem os seus problemas de cada dia.

O que se passa em Angola passa-se também em Moçambique. Funcionam aqui e de forma ilegal, muitas igrejas e centros de culto. Cada um destes centros extorquindo da maneira mais grosseira e baixa os seus seguidores. Uns prometem sorte,outros emprego e muitos outros a cura de doenças, entre outros favores. Este espectáculo atenta os usos e bons costumes dos verdadeiros fiéis. Sim porque, na verdade, quem está doente vai ao hospital. Reza sim pedindo a Deus para que ilumine os médicos que o tratam para que encontrem os melhores fármacos que resolvam o seu problema. O emprego não se busca na Igreja. Busca-se através da libertação da iniciativa criadora, como dizia Samora, no auge da revolução moçambicana. Aquilo a que hoje chamamos de empreendedorismo. A sorte é uma dádiva.

Ora, tal como o que aconteceu em Angola, acho que Moçambique devia não só colocar balizas na actuação das igrejas mas também fiscalizar o seu exercício para evitar a proliferação do mal na sociedade. Sim do mal porque muitas igrejas são dirigidas por mafiosos e vigaristas que se enriquecem à custa dos seus seguidores.

A liberdade de religião, crença ou culto não pressupõe libertinagem. Ela define-se por regras que disciplinam a constituição, organização e funcionamento das confissões religiosas.

Sou,pois, a favor do exemplo angolano.

Até para a semana.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction