O SECRETÁRIO do Comité Central para a mobilização e propaganda e porta-voz da Frelimo, António Niquice, enalteceu ontem o papel desempenhado pelos combatentes da luta de libertação nacional para a independência do país do jugo colonial.

OS processos eleitorais de 2018 e 2019 vão ter assistência técnica e material do Fórum das Comissões Eleitorais dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (ECF-SADC). Abdul Carimo Sau, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), explicou que este auxílio será feito ao abrigo do estipulado na constituição do ECF-SADC, que determina que os órgãos eleitorais da região austral prestem assistência técnica e material aos países em processos eleitorais. Leia mais

A CHINA entregou, segunda-feira, um cheque de 3,5 milhões de meticais à Organização da Juventude Moçambicana (OJM), para apoiar iniciativas de formação de jovens moçambicanos.
A entrega foi testemunhada pelo embaixador chinês em Moçambique, Su Jian, e pelo secretário-geral da OJM, Mety Gondola.

O REITOR da Universidade Pedagógica (UP), Jorge Ferrão, disse terça-feira, na cidade de Nampula, que desde a independência nacional Moçambique sempre mostrou solidariedade, acolheu refugiados e movimentos de libertação, dando-lhes o apoio possível.

OS laços de irmandade e amizade os partidos Frelimo e ZANU-PF foram recordados, sexta-feira, em Mutare, durante um encontro nacional que o líder zimbabweano, Robert Mugabe, manteve com a juventude no estádio de Sacuva.

O FUNDO da Paz e Reconciliação Nacional projecta criar um banco de micro finanças viradopara a provisão de serviços financeiros sustentáveis aos combatentes. Os serviços incluem actividades de crédito, poupança e seguros, cujo objectivo é contribuir para uma maior inclusão financeira das comunidades dos combatentes, através do financiamento de projectos de geração de renda.

A COOPERAÇÃO entre Moçambique e Cuba pode voltar a ganhar ímpeto na área da saúde, com a abertura deste país à partilha de soluções para controlar, prioritariamente, as doenças infecciosas, comprovadas como as que mais pessoas matam no nosso país.

O LÍDER da Renamo, Afonso Dhlakama, diz estar comprometido com a paz efectiva que garanta a melhoria da vida das populações, bem como o desenvolvimento socioeconómico do país. Leia mais

O PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, iniciou há momentos a sua visita de trabalho à República de Cuba. Com a duração de quatro dias neste país insular, a visita surge em resposta ao convite formulado pelo Presidente cubano, Raúl Castro Ruiz.

MOÇAMBIQUE é um destino certo para investimentos norte-americanos, segundo afirmou ontem, em Washington, o Presidente da República, Filipe Nyusi. Falando num encontro de balanço da visita de três dias que efetuou aos Estados Unidos da América, o Chefe do Estado justificou este optimismo com os resultados alcançados na Cimeira Bienal de Negócios EUA-África e nos encontros que teve com responsáveis políticos, diplomáticos e empresariais norte-americanos. Leia mais

A VILA municipal da Manhiça, a mais de 80 quilómetros a norte da cidade de Maputo, completou, recentemente, 60 anos da sua elevação a esta categoria, com os seus gestores a prometerem melhorar cada vez mais a prestação de serviços em diversas áreas.

A ALTA Comissária do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Joanna Kuessnberg, congratulou, ontem, em Maputo, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, pela coragem e compromisso pessoal em trabalhar juntos com vista a pôr fim ao conflito militar.

O GOVERNO aprovou ontem, em mais uma sessão do Conselho de Ministros, o regulamento simplificado para o exercício de actividades económicas, com o objectivo de atrair mais investimentos e melhorar, cada vez mais, o ambiente de negócios no país.

A POPULAÇÃO do distrito da Manhiça, na província de Maputo, em particular os membros do partido Frelimo, assume a paz como prioridade no vértice das suas necessidades pontuais, considerando-a principal condimento para que a região e o país, em geral, continuem a trilhar no caminho do desenvolvimento. Leia mais

AGOSTINHO Chelua, pela sua própria sucessão, e Juma Varule, primeiro-secretário do distrito de Angoche, são os dois candidatos que vão disputar o cargo de primeiro-secretário do Comité Provincial do partido Frelimo em Nampula. Leia mais

O SECRETÁRIO Permanente do Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), António Tchamo, desafiou os gestores do Sistema Nacional de Arquivos do Estado (SNAE) a facilitar o acesso público ao património arquivístico e a respeitar os instrumentos que regem o direito à informação, em benefício do cidadão.

O MINISTRO da Justiça, Isac Chande, desafiou à Comissão Central da Ética Pública (CCEP), ao sector de justiça e, sobretudo, à Administração Pública, a combater quaisquer actos que minam a moral na gestão da coisa pública.

Versão-Impressa


Mais recentes

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 23 Junho 2017
DOIS momentos marcaram esta semana o contacto entre o Banco de Moçambique e a comunicação social, nomeadamente o ponto de situação da economia nacional e os esclarecimentos à volta do processo que culminou com a venda do Banco Moza à Kuhanha –... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Ponte Dona Ana: Obras da passadeira relançam...
Terça, 20 Junho 2017
OS habitantes do vale do Zambeze, de que fazem parte as províncias de Manica, Sofala, Tete e Zambézia, estão bastante optimistas no incremento das trocas comerciais, quando for concluída, próximo mês, a reabilitação e iluminação da passadeira na ponte Dona Ana, que liga a vila municipal de Nhamayabwe, distrito de Mutarara, em... Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,83 60,97
ZAR 4,66 4,75
EUR 66,81 68,07

22.06.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

QUIS o destino que eu escalasse, há dias, a República do Sudão, ...
2017-06-24 08:33:52
FOI no Sazária que naquela manhã do segundo dia da minha estadia em ...
2017-06-24 08:31:46
OS dias que correm são bastante férteis em debates relacionados com a ...
2017-06-23 08:16:46
De tanto se falar dos famosos Mercedes Benz ora comprados para ...
2017-06-23 08:10:04
O OCIDENTE, com os Estados Unidos da América à cabeça, ...
2017-06-23 08:00:54

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 1855 visitantes em linha