O JAPÃO vai continuar a apoiar Moçambique em diferentes projectos de investimento, particularmente na construção de pontes, centrais de energia e gás, bem como na capacitação de recursos humanos.

A DESCENTRALIZAÇÃO da gestão do Estado é um processo inacabado em Moçambique, requerendo cautelas a vários níveis, como o técnico ou o financeiro, segundo defendeu ontem na Beira o académico brasileiro Fernando Abrúcio, docente e investigador da Fundação Getúlio Vargas.

O MINISTÉRIO da Juventude e Desporto (MJD) e o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) assinam esta tarde, na cidade de Maputo, os contratos programas anuais, através dos quais o Governo vai comparticipar no financiamento de projectos realizados pelo movimento associativo juvenil.

O EXECUTIVO moçambicano é esperado esta manhã na Assembleia da República para interagir com os mandatários do povo reunidos em plenário, no exercício regimental da “Sessão de Informações do Governo”.

A PROPOSTA de revisão do Estatuto dos Funcionários e Agentes do Estado poderá ser depositada até ao dia 30 deste mês à direcção da Assembleia da República, o que abre espaço para o seu agendamento para ser debatida ainda na presente sessão, caso assim o entender. Leia mais

O DESCONHECIMENTO da lei que estabelece o direito de uso e aproveitamento da terra, bem como do direito à informação e dos limites dos respectivos territórios, está a gerar conflitos entre os líderes comunitários no distrito de Nacala-à-Velha, província de Nampula.

O PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, determinou, através de Despacho Presidencial, a promoção à patente de primeiro adjunto de Comissário da Migração de sete oficiais comissários.

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, recebeu ontem no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo, João Lourenço, ministro da Defesa de Angola e vice-presidente do MPLA, partido no poder, pelo qual é candidato às eleições presidenciais de Agosto.

A MELHORIA das condições de vida do combatente não deve ser apenas preocupação do Governo, mas sim de toda a sociedade incluindo o próprio beneficiário que deverá ser capaz de transformar a crise financeira que actualmente afecta o país em oportunidade para elevar os níveis de produção de comida e prestação de serviços nos diversos sectores de actividade. Leia mais

OS chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) decidiram criar um fundo regional para fazer face a desastres naturais, tais como secas, ciclones, cheias e pestes que ciclicamente assolam países-membros, incluindo Moçambique.

O MPLA e a Frelimo, partidos no poder em Angola e Moçambique respectivamente, manifestaram hoje, em Maputo a sua disposição de reforçar a cooperação entre ambas as formações políticas e povos.

OS Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) estão preocupados com a industrialização da região. Tal facto levou a que o assunto fosse agendado para a Cimeira extraordinária da organização a ter lugar amanhã, sábado, em Mbabane, capital política do reino da Suazilândia.

O PRESIDENTE da Republica avalia como tendo sido positiva a visita que efectuou ao Japão ao se saldar na assinatura de três acordos e no estreitamento das relações diplomáticas entre os dois Estados.

A ASSEMBLEIA da República aprovou ontem por consenso, na generalidade e na especialidade, a proposta de lei que cria a Ordem dos Arquitectos de Moçambique (OARQ) e o respectivo estatuto, um instrumento que irá orientar a actividade destes profissionais, filiação e promover a valorização da classe. Leia mais

O PRIMEIRO-MINISTRO, Carlos Agostinho do Rosário, desloca-se ao Reino da Suazilândia onde vai permanecer de hoje a 19 de Março, para participar na Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi.

COMEMORA-SE hoje mais um aniversário da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), uma agremiação criada num momento crucial da luta de libertação nacional e que continua a desempenhar um papel preponderante na mobilização da população na luta pelo desenvolvimento.

A REALIZAÇÃO das quintas eleições autárquicas no país, em 2018, e das legislativas, presidenciais e das assembleias provinciais de 2019 está orçada em 900 milhões de meticais, segundo deu a conhecer ontem em Maputo a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A ASSEMBLEIA da República votou ontem, no decurso dos trabalhos da III Sessão Ordinária do Parlamento, contra o projecto de resolução atinente à revogação do decreto-lei que aprova o regime jurídico das Sociedades Anónimas Desportivas (SAD), por considerar que o requerimento não apresenta argumentos bastantes que assim o justifiquem.

PEDRO Nhatitima, juiz conselheiro do Tribunal Supremo, foi recentemente eleito para  primeiro jurado do Tribunal Administrativo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). 

O PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, promoveu hoje através de um Despacho Presidencial, Arnaldo António de Brito Chefo e Francisco Raúl Simões à patente de Adjunto do Comissário da Polícia da República de Moçambique, no escalão de Oficiais Generais.

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, que se encontra desde hoje no Japão, vai visitar uma fábrica de processamento de gás natural denominada Tokyo Gas LNG, na perspectiva de persuadir os investidores nipónicos a apostar nos recursos naturais que abundam em Moçambique.

A ASSOCIAÇÃO dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN) enaltece o papel da mulher combatente no processo da sua emancipação e autodeterminação e encoraja-a a prosseguir na luta pelo desenvolvimento socioeconómico do país, lado a lado com o homem.

Versão-Impressa


Breves

Editorial

Editorial
Sexta, 24 Março 2017
UM dos temas que marcou a actualidade, em Moçambique, é o anúncio da submissão à Procuradoria-Geral da República (PGR) de 138 processos atinentes a obras públicas paralisadas, abandonadas ou inacabadas. Trata-se de empresas que, embora tenham... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Indústria de Confecções: Um gigante que cedeu...
Terça, 21 Março 2017
A INDÚSTRIA de confecções teve momentos de glória em Moçambique e na região. Mas com o tempo ficou moribunda e colapsou. Não resistiu às vicissitudes do mercado, deixando milhares de operários à sua sorte.  Leia mais Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 68,74 68,84
ZAR 5,42 5,43
EUR 73,76 73,87

17.03.2017   Banco de Moçambique

Temperatura

25.02.2017    INAM

Opinião & Análise

É DELICADO o assunto que trago para esta semana, porque susceptível de ...
2017-03-22 07:46:11
NA semana passada, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) ...
2017-03-23 23:30:00
DEMOCRACIA é um conceito actualmente usado, de forma arbitrária, em ...
2017-03-22 23:30:00
TIVE há dias o privilégio de escalar a cidade de Monróvia, a ...
2017-03-24 23:30:00
NUMA iniciativa pouco comum entre nós, a Ordem dos Advogados de ...
2017-03-23 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 4262 visitantes em linha