TERMINOU na sexta-feira o primeiro ciclo das galas beneficentes da Televisão de Moçambique em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama da República e a Cruz Vermelha, com a última edição a angariar mais de 39 milhões de meticais em dinheiro e em espécie. Leia mais

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, endereçou na última semana uma mensagem ao seu homólogo angolano, João Lourenço. Muito embora não tenha sido revelado o seu teor, acredita-se que Nyusi felicitou Lourenço pelo acordo de supressão de vistos em passaportes ordinários e sublinhou as relações de amizade, irmandade e cooperação existentes entre os dois povos e países. Leia mais

O SECRETÁRIO do Comité Central para organização e organizações sociais do partido Frelimo, Chakil Aboobacar, encontra-se desde ontem na província de Gaza para, junto das bases, aferir o impacto das decisões tomadas pelo XI Congresso.

A RENAMO apresentou ontem à ComissãoNacional de Eleições (CNE) a sua candidatura à eleição intercalar no município de Nampula, marcada para o dia 24 de Janeiro de 2018. A formalização da inscrição foi feita pelo mandatário do partido, André Magibire, que se fazia acompanhar do director do gabinete eleitoral, Viana Magalhães.

O Tribunal Judicial da cidade de Inhambane decidiu absolver o presidente do Conselho Municipal de Inhambane, Benedito Guimino, e seu co-réu, Issufo Merdine, antigo responsável da Unidade Gestora de Aquisições na utarquia (UGEA), julgados sob acusação de prática dos crimes de abuso de cargo ou função e manipulação de processos de adjudicação de obras.

OS CORTES efectuados ao orçamento do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE) em 2016 e 2017 embaraçaram o desempenho da instituição, impondo restrições nalgumas operações no país e no estrangeiro. Leia mais

O Tribunal Judicial do Distrito KaMpfumo, na cidade de Maputo, condenou, ontem, o antigo vice-ministro da Juventude e Desportos, Carlos José Castro de Sousa (Cazé) a uma pena de três meses de prisão, convertida em multa a uma taxa diária de cinco por cento do salário mínimo nacional. Carlos de Sousa é acusado no crime de desobediência. Leia mais

O antigo vice-ministro da Juventude e Desportos, Carlos de Sousa (Cazé), foi condenado esta manhã a uma pena de três meses de prisão por desobediência, convertida em multa a uma taxa diária de cinco por cento do salário mínimo nacional.Igualmente, segundo a sentença proferida pelo Tribunal Judicial do Distrito Municipal KaMpfumo, Cazé foi condenado a abandonar a residência protocolar do Fundo de Casas do Conselho de Ministros, num prazo máximo de 90 dias. Caso não abandone a casa dentro do tempo estipulado, ele será despejado.

A RATIFICAÇÃO pelo Parlamento da Convenção sobre o Trabalho Forçado vai elevar o prestígio de Moçambique no concerto das nações, particularmente em sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), segundo afirmou o deputado Lutzé Rumeia, da bancada parlamentar da Frelimo pelo círculo eleitoral do Niassa.

AMÉRICO da Costa Emenle é o novo presidente da Assembleia Municipal da Cidade de Nampula, eleito ontem na III sessão extraordinária do órgão realizada na sequência da renúncia de Manuel Francisco Tocova, por impedimento permanente. Leia mais

A Assembleia Municipal da cidade Nampula, conta desde hoje com novo presidente daquele órgão autárquico. Trata-se de Américo Júlio da Costa Emenle, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que foi eleito com 24 votos a favor contra um de Filomena Mutoropa, do Pahumo.

Uma equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI) é esperada, este mês, em Moçambique, para uma supervisão a que estão sujeitos todos os países-membros desta organização financeira multilateral.

AUGUSTA Maita é a nova secretária permanente (SP) da província de Sofala, empossada quinta-feira pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

MOÇAMBIQUE juntou-se, quinta-feira, aos países que assumiram a erradicação de todas as formas de trabalho forçado e reforçar as medidas para a identificação, resgate, protecção, recuperação e reabilitação das suas vítimas, bem como a punição dos seus promotores.

O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) inicia no próximo ano a revisão da Lei de Trabalho por forma a adequá-la às alterações ocorridas no mercado do emprego, nos últimos dez anos.

A COMISSÃO Política da Frelimo considera que a terra é principal recurso e conquista dos moçambicanos e recomenda que a reflexão em curso sobre a matéria tenha sempre presente esta realidade, dentro do princípio constitucional segundo o qual ela é propriedade do Estado. Leia mais

O PRESIDENTE interino do Conselho Municipal da cidade de Nampula, Manuel Tocova, foi detido ontem, pelas autoridades policiais, por posse ilegal de arma de fogo.

O PRESIDENTE do Movimento Democrático de Moçambique, Daviz Simango, reafirmou ontem, na Zambézia, que o II congresso desta formação política será em Nampula.

 Falando num comício, Daviz Simango afirmou que o assassinato de Mahamudo Amurane, então edil de Nampula, não vai impedir a realização do congresso naquele ponto do país.

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 17 Novembro 2017
OS ACONTECIMENTOS que o município de Nampula vive, desde o assassinato de Mahamud Amurane, a 4 de Outubro, acinzentam a democracia moçambicana, numa altura em que o sistema caminha de forma irreversível para a sua consolidação. Governar é uma ciência... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
CIDADE DE MOCUBA: Governo mobiliza fundos para...
Terça, 14 Novembro 2017
O governo provincial da Zambézia está a mobilizar recursos financeiros para resolver, de modo definitivo, a crise de água potável que afecta cerca de cento e vinte mil munícipes da cidade de Mocuba, há mais de 20 anos. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,29 61,43
ZAR 4,28 4,36
EUR 70,24 71,57

06.11.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

O ANO lectivo está prestes a terminar, com a anunciada ...
2017-11-19 23:30:00
In memória a Fernando Couto A PRIMEIRA vez que os vi caminhar pelas ruas ...
2017-11-19 23:30:00
NA minha permanente nostalgia da infância, lembro-me que era costume a ...
2017-11-17 23:30:00
ELE não estará na cerimónia. A irmã mais nova ...
2017-11-17 23:30:00
CONTA-SE que no último dia de um certo ano lectivo, algures numa escola ...
2017-11-17 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 2428 visitantes em linha