PEDIMOS fim do trabalho infantil nas suas piores formas. Esta é uma das grandes preocupações colocadas pelos participantes na VI Sessão do Parlamento Infantil que marcou a semana que hoje termina, sabido que esta problemática compromete a formação e o crescimento das crianças.

CENTO e catorze deputados de palmo e meio e mais de cem convidados estiveram entre terça e quarta-feira a participar, em Maputo, na VI Sessão do Parlamento Infantil, um evento que serviu para fazer revista das actividades realizadas desde a última sessão e discutir assuntos relacionados com a pequenada.

O APOIO que a Commonwealth presta à Assembleia da República, através da Westminster Foundation For Democracy (WFD), foi ontem enaltecido pela Presidente do órgão legislativo, Verónica Macamo Dlhovo, na audiência que concedeu à secretária-geral da organização, Patrícia Scotland.

O respeito pelos direitos da criança deve deixar de ser uma mera declaração formal, passando a significar a aplicação escrupulosa da legislação sobre a matéria. O pedido foi apresentado ontem no decurso na IV Sessão do Parlamento Infantil, que decorre até hoje em Maputo sob o lema “Só Seremos o Futuro do Amanhã se nos Deixarem Sonhar”.

A Secretária-geral da Commonwealth, Patrícia Scotland, felicitou ontem o Presidente da República, Filipe Nyusi, pela “bravura, coragem e abertura” com que tem encarado o diálogo com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, manifestando abertura para prestar todo o apoio necessário para viabilizar o projecto de paz para o país.

A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, defendeu que a sociedade deve acarinhar os actuais esforços visando alcançar a paz efectiva no país, falando hoje, na Matola onde se encontra a chefiar uma brigada parlamentar pelo círculo eleitoral da cidade de Maputo, que trabalha no âmbito da monitoria e fiscalização das actividades desenvolvidas pelo Governo.

O SECRETÁRIO-GERAL da Frelimo Eliseu Machava disse hoje em Pemba, província de Cabo Delgado que o seu partido está a fazer os últimos acertos sob ponto de vista organizacional, rumo ao 11º Congresso desta formação política a ter lugar no próximo mês de Setembro, na cidade da Matola, em Maputo.

MOÇAMBIQUE ainda não está a viver a paz definitiva que merece, apesar dos entendimentos que vêem sendo alcançados, que estão na origem do ambiente de tranquilidade que se vive no país. Perante tal constatação, o Presidente da República, Filipe Nyusi, considera imperioso o prosseguimento do trabalho em curso, para que em nenhum momento o processo não encalhe.

TODAS as iniciativas tendentes ao alcance da paz efectiva no país são importantes e devem ser enaltecidas, encorajadas e valorizadas pelos moçambicanos amantes do bem-estar, assim como pelos parceiros que pretendem contribuir para o crescimento da economia e desenvolvimento nacional. Leia mais

O PARTIDO Frelimo saúda a todos os jovens moçambicanos, sem distinção, e aos do mundo inteiro pelo seu empenho e participação nas diferentes tarefas para o desenvolvimento dos seus países.

A PROVÍNCIA de Sofala registou no 1º semestre do presente ano uma produção global de 53 por cento, segundo destaca o informe apresentado em Gorongosa pela governadora da província, Helena Taipo, no quadro da visita do Presidente da República (PR), Filipe Nyusi.

O Presidente da República chegou há momentos ao Posto Administrativo de Muchunguè, distrito de Chibabava, ao longo da estrada nacional (EN1), onde já está a orientar um comício popular, no quadro da sua visita de trabalho à província de Sofala, que termina amanhã.

UMA nova página na história do distrito de Gorongosa, em Sofala, abriu-se ontem com  a inauguração, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, de uma linha de fornecimento de energia eléctrica ao posto administrativo de Vunduzi, um empreendimento orçado em um milhão e quatrocentos mil dólares americanos. O gesto simbolizou o início da visita de trabalho de três dias que o Chefe do Estado efectua à província de Sofala.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, acaba de desembarcar no Aeroporto Internacional da Beira, a bordo um voo comercial da LAM, para uma  visita de trabalho de três dias à província de Sofala.

Mais recentes

Breves

Editorial

Editorial
Sexta, 18 Agosto 2017
A NOTÍCIA sobre a suspensão da importação, pela Índia, do feijão-bóer caiu que nem uma bomba para todos quanto investiram na cadeia de valor deste produto, por terem acreditado que se estava perante uma grande oportunidade para ter algum rendimento. Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Nampula em foco: Tijolo a tijolo Murrupula vai...
Quinta, 17 Agosto 2017
O DISTRITO de Murrupula, na província de Nampula, está a implementar um programa de massificação de uso de tijolo queimado na construção de infra-estruturas, com destaque para habitações da população, escolas, unidades sanitárias e estabelecimentos comerciais, facto que se reflecte na mudança da vida do distrito. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,73 61,93
ZAR 4,52 4,61
EUR 71,32 72,73

08.08.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HÁ alguns anos que tenho tido o privilégio de fazer a cobertura das ...
2017-08-18 23:30:00
NA próxima quarta-feira os angolanos vão a voto, naquilo será o ...
2017-08-18 23:30:00
HÁ dias meti o meu “flash” num computador da faculdade e todos ...
2017-08-18 23:30:00
A IMPRENSA moçambicana tornou público recentemente, a possibilidade de ...
2017-08-17 23:30:00
HOJE queremos, neste espaço, homenagear milhares de crianças ...
2017-08-16 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 1642 visitantes em linha