O CENTRO de Pesquisas sobre Governação e Desenvolvimento (CPGD), a Fundação Friedrich Ebert (FES), representação em Moçambique, e o Instituto Variedades de Democracia (V-Dem Institute) da Universidade de Gotemburgo promovem amanhã, em Maputo, uma conferência internacional sobre democracia.

MAIS de 20 partidos, incluindo a Frelimo, Renamo e MDM, com assentos no Parlamento, participam amanhã e quinta-feira, em Bilene, província de Gaza, num seminário de capacitação em matérias ligadas à legislação eleitoral e comunicação de manifestos políticos. Leia mais

O COMANDO da Polícia da República de Moçambique (PRM) e outras Forças da Defesa e Segurança (FDS) estacionadas na província de província de Sofala dizem estar atentoss ao actual quadro político-militar e prometem tudo fazer para salvaguarda do interesse supremo nacional, a paz. Leia mais

A PLATAFORMA de diálogo (PEUN), uma organização da sociedade civil que tem como missão promover a paz efectiva e a unidade nacional por meio de acções pacíficas e consensuais, saúda o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, pelos consensos alcançados no âmbito dos esforços para uma trégua definitiva.

O COMANDANTE-Geral da Polícia da República de Moçambique, Júlio Jane, defendeu hoje em Maputo a aposta numa educação cívica e patriótica permanente dos agentes da Polícia, para combater comportamentos desonestos dentro da corporação.

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, desembarcou na manhã de hoje no Aeroporto Internacional de Amesterdão, na Holanda, para dar início a uma visita oficial de três dias ao Reino dos Países Baixos.

A POLÍCIA da República de Moçambique renovou o seu compromisso de combater a criminalidade em todo o território nacional, conforme disse hoje, Júlio Jane, Comandante Geral da PRM, no acto das celebrações dos 42 anos da sua fundação.

O PRESIDENTE da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Nyusi, saudou hoje a Polícia da República de Moçambique pela passagem de 42 anos de criação da instituição. A ocasião foi pretexto para a corporação renovar o seu cometimento patriótico e de fidelidade à nação moçambicana e ao Chefe do Estado.

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, efectua, de amanhã até sexta-feira, uma visita oficial ao Reino dos Países Baixos, no quadro do aprofundamento das relações de amizade e solidariedade entre as duas nações.

O COMITÉ Central da Frelimo reúne-se nos dias 26 e 27 deste mês, em sessão extraordinária, para preparar o XI Congresso do partido, a ter lugar de 26 de Setembro a 01 de Outubro, na cidade da Matola, província de Maputo.

AS excelentes relações entre Moçambique e Suazilândia estão por detrás do esforço que está sendo feito para reanimar a fronteira da Namaacha, que durante muitos anos foi a principal porta de entrada e saída entre os dois países, mas que nos últimos tempos viu o seu movimento em queda vertiginosa, devido a factores adversos.

A PAZ reabre espaço para a realização de actividades político-partidárias e contribui para crescimento da economia, com mais investimentos nacionais e estrangeiros. Esta constatação é do presidente do Partido da Justiça Democrática de Moçambique (PJDM), Hermínio dos Santos, segundo o qual os resultados que estão a ser alcançados nos esforços visando a paz efectiva no país constituem o prémio mais valioso para os moçambicanos, o que deve ser “valorizado e perpetuado por todos”. Leia mais.

A LIGA da mulher do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) está em processo de revitalização e implantação dos núcleos provinciais e distritais, com vista a consolidar a sua “máquina” para os próximos desafios eleitorais.

A acção resulta do reconhecimento de que o braço feminino desta força política ainda não conseguiu atingir e fortalecer todos os seus órgãos, no âmbito dos preparativos do II congresso do partido, a ter lugar em Dezembro, em Nampula. Leia mais.

OS discursos de encerramento da V Sessão Ordinária da Assembleia da República (AR) proferidos ontem pelos chefes das bancadas parlamentares da Frelimo, Renamo e MDM realçaram, entre outros, os consensos alcançados entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e Afonso Dhlakama, para o restabelecimento da paz no país, e a inscrição da dívida pública na Conta Geral do Estado de 2015, como temas da actualidade que inquietam os moçambicanos.

O PRESIDENTE da República de Moçambique, Filipe Nyusi, está a orientar um comício popular no posto administrativo de Cazuzo, após desembarcar hoje no distrito de Morrupula, no âmbito da sua visita de trabalho de três dias à província de Nampula.

A ASSEMBLEIA da República encerrou, há momentos, os trabalhos da quinta sessão da oitava legislatura que vinham decorrendo na cidade de Maputo desde Fevereiro último. Entretanto, a necessidade de manutenção da paz em Moçambique dominou os discursos das chefias das três bancadas parlamentares, incluindo o da Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, que encorajou o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, a continuarem o diálogo em prol da paz no nosso país.

Versão-Impressa


Mais recentes

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 19 Maio 2017
O Conselho Constitucional declarou, há dias, inconstitucional a norma que confere ao ministro do pelouro do Trabalho a prerrogativa de revogar a autorização de trabalho de cidadãos estrangeiros. Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Mulher e inovação: Vencendo estereótipos pelo...
Sexta, 19 Maio 2017
A INTEGRAÇÃO da mulher no mercado de trabalho, que começa com a formação técnico-profissional, continua um desafio a ser vencido, a avaliar pela fraca presença desta na inovação, ciência, tecnologia e engenharias consideradas áreas proibitivas para ela. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,58 62,76
ZAR 4,51 4,60
EUR 67,37 68,69

19.05.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

O meu amigo Leonel Magaia publicou, há dias, no seu mural do Facebook, uma ...
2017-05-22 23:30:00
HÁ mais de ano e meio que não vou a Mafavuka e quase que em ...
2017-05-22 23:30:00
ATÉ hoje, acreditávamos que os desportos equestres eram praticados em ...
2017-05-22 06:11:05
ESTAVA eu a acompanhar o noticiário de uma das estacoes televisivas do ...
2017-05-22 06:08:06
HOJE não tenho nenhum assunto para escrever. E como não tenho assunto ...
2017-05-22 06:03:08

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 2085 visitantes em linha