Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A COMISSÃO Nacional de Eleições de Moçambique (CNE) está a analisar o caso de quatro cidadãos na lista de candidatos às eleições autárquicas de 10 de Outubro pela Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Moçambique (AJUDEM), que pretendem retirar seus nomes. Leia mais

Comments

INICIA, no próximo sábado, a campanha de educação cívica para as quintas eleições autárquicas de 10 de Outubro em todos os 53 municípios do país. Para tal, decorre desde sexta-feira na capital do país a formação de formadores de agentes de educação cívica. Leia mais

Comments

A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique (CNE) está a investigar os casos de quatro cidadãos que constam da lista de candidatos às eleições municipais de 10 de Outubro apresentada pela AJUDEM (Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Moçambique), mas que agora dizem que querem retirar seus nomes. 

A AJUDEM foi criada por várias organizações da sociedade civil em Maputo. A coligação vai concorrer apenas na cidade de Maputo e o cabeça-de-lista é Samora Machel Júnior, filho do primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Moisés Machel.  

O pedido da retirada é estranho, porque os documentos que todos os candidatos devem enviar incluem uma declaração assinada pelo candidato manifestando o seu desejo expresso de concorrer à eleição. Estas declarações deveriam ter sido verificadas pela CNE no acto da recepção da lista da AJUDEM.

Em declarações ontem, à AIM, o porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, disse que um dos quatro cidadãos afirma nunca ter assinado qualquer declaração. Mas em todo o caso, “as pessoas têm o direito de desistir”, explicou Cuinica - e os quatro cidadãos ainda estão dentro do prazo de retirar seus nomes.

“Vamos rever o assunto”, disse Cuinica.

A CNE tem um prazo de até próxima quarta-feira anunciar a lista definitiva de candidatos para todos os 53 municípios.

 

Comments

O PRESIDENTE da Frelimo, Filipe Nyusi, apresentou, ontem, toda a máquina do partido no poder que está a preparar a vitória das quintas eleições autárquicas de 10 de Outubro próximo.  

A apresentação, pública, teve lugar na cidade de Tete, capital da província homónima, durante um comício com quadros e militantes do seu partido.  

Para além dos membros da Comissão Política da Frelimo, Nyusi apresentou também os cabeças-de-lista que se candidatam para o cargo de presidente dos Conselhos Municipais das 53 cidades e vilas com autarquias.

“Esta é a minha equipa de futebol que irá ganhar no campeonato de 10 de Outubro. O meu treinador está aqui, Roque Silva, o Secretário-Geral, que tem já os seus jogadores capazes de trazer bons resultados”, disse Nyusi.

“Esta equipa está preparada para carimbar a vitória no dia 10 de Outubro”, sublinhou Nyusi, durante a apresentação pública dos cabeça-de-lista, secretários das organizações sociais de nível central, provincial e distrital.

Nyusi, que também é o Presidente da República em exercício, realçou que a província de Tete e a sua capital têm o privilégio de acolher a importante reunião, a primeira do género das organizações sociais do partido Frelimo. Disse que a escolha do local tem o seu sentido, visto que foi uma das regiões que se destacou na libertação de Moçambique.

“Tete é uma das terras que participou na libertação de Moçambique. É uma terra de bênção, daí que decidimos que deve acolher a primeira reunião das organizações sociais do partido libertador, a Frelimo”, afirmou, segundo a AIM.

De acordo com Nyusi, a Frelimo não é um partido que diz que sabe muito. “É por isso que estamos em constante aprendizagem, daí que temos vindo a realizar as reuniões de capacitação, para estarmos alinhados aos objectivos do partido, para bem servir o nosso povo”, referiu.  


(AIM)

Comments

OS guerrilheiros da Renamo, que vão sair das matas na sequência do memorando de entendimento entre o Governo e o este partido da oposição, devem ser acarinhados e recebidos com consideração humana para garantir que todo o processo de pacificação e reconciliação corra dentro da normalidade. Leia mais

Comments

Sábados

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction