Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O PRESIDENTE da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Armando Guebuza, patenteou na última sexta-feira, em Maputo, Jaime Basílio Monteiro, Vice-Comandante-Geral da Polícia, à categoria de Comissário da Polícia.

Actualmente, Jaime Basílio Monteiro é o único com a categoria de Comissário da Polícia, estando a sua frente o Comandante-Geral da Polícia, Jorge Khálau, com a patente de Inspetor-geral da Polícia.

Na mesma cerimónia havida na Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), que decorreu simultaneamente com a graduação de mais de 400 licenciados e oficiais do curso executivo, o Chefe de Estado e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança patenteou Xavier Tocoli e Carlos Rungo, ao posto de Primeiros-Adjuntos do Comissário da Polícia. Para o escalão de Adjunto Comissário da Polícia, o PR investiu Arsénia Massingue, Paulo Chaxine, Feliciano Chongo e Francisco Almeida.

Armando Guebuza explicou que o patenteamento deste grupo de generais enquadra-se no âmbito do processo da reforma legal na instituição policial, orientada pela Lei 16/2013, de 12 de Agosto, e visa essencialmente promover oficiais que ocupam cargos de comando, Direcção e Chefia de nível estratégico, como forma de galvanizar, cada vez mais, o nível operacional dos comandantes.

“O processo ora iniciado, com o patenteamento destes oficiais, irá estender-se a todo o território nacional, para abranger Oficiais, Sargentos e Guardas na cadeia de comando da Polícia da República de Moçambique” – disse.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction