O MINISTRO dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, conclui hoje uma visita de trabalho de três dias a Portugal, durante a qual analisou com as autoridades locais o actual estágio das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

Na quinta-feira Oldemiro Balói transmitiu, em nome do Governo de Maputo, as mais sentidas condolências à família do antigo jogador luso-moçambicano Eusébio da Silva Ferreira, que morreu em Janeiro último em Lisboa aos 71 anos, vítima de paragem cardio-respiratória. O acto teve lugar no Cemitério do Lumiar, na capital portuguesa.
No funeral de Eusébio Moçambique foi representado pelo seu embaixador em Lisboa.

Ainda no âmbito da sua visita a Portugal, Oldemiro Balói avistou-se, também na quinta-feira, com o chefe da diplomacia portuguesa, Rui Machete, com quem abordou os últimos desenvolvimentos da cena política internacional, principalmente os que se relacionam com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O ministro moçambicano disse que o crescente interesse internacional de adesão à CPLP constitui motivo de orgulho para os países membros da comunidade.
Oldemiro Balói falava à AIM, em Lisboa, no âmbito da sua visita oficial a Portugal.

Na ocasião o chefe da diplomacia moçambicana falou da necessidade de a CPLP adoptar uma nova visão virada para um mundo em constantes mudanças, tendo presente a vontade dos Estados membros de criar o clima de paz, estabilidade e crescimento económico. Uma pesquisa divulgada em Março deste ano aponta que as reservas de gás natural descobertas em Moçambique e o petróleo de Angola e Brasil podem dar maior visibilidade internacional à CPLP.
A AIM perguntou ao ministro Balói como é que Moçambique encara os recentes anúncios públicos de que o Japão e a Índia estão interessados em integrar a organização, respondendo, o governante, que isso não é preocupação, uma vez que foi pensando nessa perspectiva que a CPLP criou categorias de membro de pleno direito e de observador associado. “Temos que nos organizar para os novos desafios”, sublinhou Balói.
Ontem, no âmbito da sua visita, Oldemiro Balói esteve na sede da CPLP, em Lisboa, na sua qualidade de presidente em exercício do Conselho de Ministros da organização.
O diplomata manteve conversações com o secretário executivo da CPLP, o diplomata moçambicano Murade Isaac Murargy, com quem abordou os últimos desenvolvimentos políticos e económicos nos Estados membros e os preparativos da cimeira da CPLP em Díli, Timor-Leste.
Na semana passada o embaixador da Índia em Portugal, Jitendra Nathi, confirmou o interesse do seu país em integrar a CPLP, mas ainda sem uma decisão final.
O diplomata referiu exemplos de laços fortes entre a Índia e o mundo lusófono, como os Jogos da Lusofonia deste ano, em Goa.
No início deste mês o primeiro-ministro japonês expressou o interesse do seu país de se tornar membro observador da CPLP. Shinzo Abe expressou o interesse, em Lisboa, durante a sua primeira visita oficial a Portugal.
Para além de Moçambique, fazem parte da CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Moçambique assume actualmente a presidência rotativa da CPLP.

Mais recentes

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 20 Outubro 2017
O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, manifestou há dias, e de forma particularmente severa, a sua preocupação em relação aos elevados índices de corrupção que se registam no país, tanto no sector público quanto no... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Caia vira corredor de desenvolvimento
Quinta, 19 Outubro 2017
O ADMINISTRADOR do distrito de Caia, João Saize, considerou, há dias, em entrevista ao nosso Jornal, que nos últimos oito anos a região se transformou num verdadeiro corredor de desenvolvimento, com a entrada em funcionamento da Ponte Armando Guebuza, em Agosto de 2009. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,70 61,84
ZAR 4,43 4,51
EUR 71,53 72,88

11.10.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HÁ alguns anos, o Governo do ex- presidente moçambicano, Joaquim ...
2017-10-20 23:30:00
MAIS um linchamento ocorreu ao princípio desta semana na cidade da Beira, ...
2017-10-20 23:30:00
TURMA, não posso ignorar esta chamada, serei rápido. Enquanto estou ...
2017-10-20 23:30:00
MOCÍMBOA da Praia, na província de Cabo Delgado, está desde ...
2017-10-19 23:30:00
Passam cerca de duas semanas que contei a história onde o personagem ...
2017-10-19 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 1496 visitantes em linha