Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A ASSEMBLEIA Provincial de Maputo felicita os intervenientes no diálogo político em curso no país, pelos consensos até aqui alcançados e espera que a bem dos interesses superiores da nação logrem, com a maior brevidade possível, alcançar em definitivo, a paz.

A felicitação foi feita pelo Presidente da Assembleia Provincial, Osório Soto, discursando ontem na cidade da Matola, no decurso da abertura da X Sessão Ordinária do órgão, por sinal, a última da legislatura e que será marcada pelo lançamento da primeira pedra para a construção do edifício sede da instituição.

Osório Soto disse no entanto, que o desfecho deste diálogo político não é o fim e que o seu mérito radicará na permanente concórdia entre os moçambicanos e na preservação da unidade nacional.

“Neste sentido, julgamos oportuno que todos e que cada um de nós, mesmo na diversidade política e ideológica desarmemos definitivamente as mentes e irmandados na paz e na unidade nacional lutemos pela bem estar de todos”, disse Soto, salientando que “desarmar as mentes sim, porque é a partir destas, quando desprovidas de sentido de cidadania, se projectam discursos inflamatórios exarcebando a violência e se assumem atitudes antipatrióticas particularmente nalgumas zonas localizadas do centro e norte do país”.

O Presidente da Assembleia Provincial de Maputo considerou ainda premente que no respeito aos consensos alcançados e/ou ainda a alcançar as partes em geral tenham aprendido que o diálogo permanente nos mais variados fóruns e figurinos de reflexão nacional é fundamental e constitui a opção mais acertada, sobretudo quando o seu objecto é a paz.

Osório Soto lembrou adiante, que dentro de poucos meses encerra mais um ciclo de governação local – um período de implementação do Plano Económico e Social e Orcamento de Estado – 2014.

Soto disse ser na esteira que a agenda da X Sessão Ordinária centra-se fundamentalmente em dois pontos principais, nomeadamente o balanco do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado referente ao primeiro semestre de 2014 e o balanco do plano de actividades da Assembleia Provincial de Maputo, igualmente referente ao primeiro semestre deste ano.

“Mais uma vez, com esta agenda, visamos alcançar objectivos concretos. Propomo-nos pois, dentro do princípio de prestação de contas, compreendermos em que medida respondemos aos desafios plasmados no nosso instrumento pragmático e em resposta a demanda do desenvolvimento local nas áreas sob a jurisdição politico – administrativa”, explicou, acrescentando ainda que “visamos ainda aprimorar todas as acções para que o término do Plano Quinquenal do Governo reflicta a realização conclusiva dos projectos nele visados a bem do povo moçambicano em geral e da população da província em particular.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction