Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O DISTRITO Municipal Ka Mpfumo conta com 120 mesas de votação e um universo de cerca de 72 mil eleitores. Em diversos locais, os eleitores se fizeram muito cedo aos locais de votação para exercerem o seu direito cívico.

Em entrevista ao “Notícias”, o Director Distrital do STAE, neste distrito municipal, Rodrigues Dambo, explicou que as mesas abriram prontamente às sete horas e congratulou-se pelo comportamento ordeiro e pacífico dos eleitores.

“Queremos dar os parabéns aos eleitores que logo às primeiras horas já estavam posicionados para exercerem o seu direito de voto. O número de votantes nos surpreendeu, mas também estávamos preparados para dar cobertura a este trabalho.

 Temos material suficiente e que foi distribuído pelos locais necessários. Uma das coisas dignas de registo é que todas as mesas abriram às sete horas e os eleitores começaram a votar”, disse Rodrigues Dambo.

O facto de os processos políticos moçambicanos estarem a suscitar interesse, fazendo com que muita gente queira votar, levou os órgãos de administração eleitoral a organizar-se no sentido de prover, atempadamente, informação suficiente que permita aos eleitores munirem-se devidamente de todos os dados necessários neste tipo de actos.

É neste sentido que, para além da informação contida nos dísticos dos kits, também prepararam sinalizações que possam ver as salas onde os eleitores devem se dirigir. E isso contribui para a organização necessária.

Questionamos sobre as reclamações vindas dos eleitores, ao que Dambo nos respondeu ser da demora no atendimento e também algumas dificuldades em localizar os nomes nas listas.

“Mas é preciso compreender que não é possível atender a todos de uma única vez. E temos observado que por vezes há algumas dificuldades em se localizar os nomes de alguns eleitores em algumas listas, mas depois esta situação fica ultrapassada”, disse, avançando que, até às 10 horas ainda não havia se registado nenhum ilícito ou actos que obrigassem à intervenção das autoridades policiais ou de administração eleitoral.

“As pessoas devem afluem às mesas de votação, pois estamos preparados para atender a todos e também que as pessoas sejam pacientes, pois não é possível dar vazão a todos, mas iremos atender até ao último eleitor que aqui estiver presente”, apelou Rodrigues Dambo.

FRANCISCO MANJATE

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction