Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A VICE-Ministra dos Combatentes, Maria de Fátima Pelembe, escalou ontem a Aldeia Nwadjahane, distrito de Mandlakazi, em Gaza, para, segundo ela, se inspirar em Eduardo Mondlane, fundador da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), na sua actividade com os libertadores da pátria.

Em Nwadjahane, Maria de Fátima Pelembe, para além de uma visita de cortesia à família do primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique, teve igualmente a oportunidade de aceder ao museu aberto local, que retrata a vida e obra de Eduardo Mondlane. 

Fátima Pelembe chegou quarta-feira à cidade de Xai-Xai e, falando a jornalistas, disse que o objectivo da viagem a Gaza passa necessariamente por avaliar o grau de execução dos diversos projectos levados a cabo pelos combatentes e incentivá-los a se entregarem cada vez mais no processo de luta contra a pobreza.

A ocasião, segundo ela, vai servir igualmente para levar ao conhecimento dos combatentes todos os aspectos ligados ao Fundo da Paz e Reconciliação Nacional, que deve ser assumido por todos os actores como sendo uma das plataformas que visa unir esforços em prol de um Moçambique livre de intimidações e de tentativas de divisão.

“Moçambique é um país uno e indivisível do Rovuma ao Maputo e do Zumbu ao Índico. Os combatentes da luta de libertação nacional bateram-se contra um inimigo comum, o colonialismo português, que durante cinco séculos subjugou e dividiu os moçambicanos para melhor reinar”, disse.

A vice-ministra dos Combatentes condenou de forma enérgica os discursos regionalistas e tribalistas levados a cabo por Afonso Dhlakama, que em nada abonam para a paz, desencorajam o investimento e distraem os moçambicanos naquilo que é fundamental nesta fase, que é salvar vidas em perigo devido às cheias no centro e norte do país e buscar formas de um racional aproveitamento das nossas riquezas.

Nesta sua digressão a Gaza, Maria de Fátima trabalhará em Xai-Xai, Mandlakazi, Bilene, Guijá e Massingir, para além de se reunir com os funcionários da Direcção Provincial dos Combatentes.

 

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction