Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O PRIMEIRO congresso da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) terá lugar de 25 a 29 de Novembro próximo, em local a indicar oportunamente, decidiu aVI Sessão Ordinária do Comité Central desta organização, braço juvenil do partido Frelimo, realizada de 10 a 12 deste mês na cidade de Xai-Xai, em Gaza.

De acordo com o comunicado final do encontro ontem enviado à nossa Redacção, este congresso contará com a participação de cerca de 1500 jovens provenientes de todo o país, membros e militantes da organização, que procurarão tornar o evento num marco histórico não só para a vida da organização, por ser o primeiro congresso, mas também porque elegerá os novos órgãos directivos da OJM.

De acordo com o comunicado da VI Sessão do seu Comité Central, a OJM pretende fazer deste congresso um amplo movimento de mobilização, de participação, de festa e confraternização e uma jornada nacional de troca de experiências e aprendizagem entre os jovens moçambicanos.

 Nesta sessão, os membros do Comité Central da OJM saudaram efusivamente Filipe Jacinto Nyusi, Presidente do partido Frelimo e Presidente da República, pela sua prontidão, trabalho e espírito de sacrifício e pelo compromisso que assumiu na liderança dos destinos do nosso país, lutando incansavelmente pela preservação da paz, da unidade nacional e contra a pobreza para impulsionar o bem-estar e o desenvolvimento de Moçambique.

Saudaram igualmente a Comissão Política e o Secretariado do Comité Central da Frelimo pelo apoio e acompanhamento que têm vindo a dar à Organização da Juventude Moçambicana, no âmbito do desenvolvimento das suas actividades.

A VI Sessão do Comité Central da OJM decorreu, segundo o seu comunicado final, num ambiente de abertura, franqueza, coesão, fraternidade e camaradagem desta grande família da juventude da Frelimo, saindo a OJM mais coesa e reforçada.

Durante os dois dias de trabalho, o encontro, que decorreu sob o lema “OJM, Por Um Moçambique Uno e Indivisível”, adoptou o relatório de actividades desenvolvidas pela organização no ano passado e o plano de acção para 2015.

Adoptou as monções de solidariedade da OJM para com as vítimas da tragédia de Chitima, das inundações nas zonas centro e norte do país e de saudação à mulher moçambicana pela passagem do 7 de Abril.

Para além destas matérias, a VI Sessão Ordinária do Comité Central da OJM analisou ainda a actual situação política e social do país, sobre a qual manifesta a sua preocupação face ao clima de tensão resultante do incitamento à violência protagonizada pela Renamo e pelo seu líder, Afonso Dhlakama, que pode propiciar a perda de vidas humanas e causar danos matérias, se não for contido.

O Comité Central da OJM condena esta postura e exorta a juventude para se distanciar destes pronunciamentos e manifestações protagonizados pela direcção da Renamo.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction