MATÉRIAS relacionadas com o meio ambiente devem ser de domínio obrigatório nas instituições de ensino, em diversas áreas do saber, com destaque para o campo social e tecnológico.

A posição foi defendida há dias, num seminário que juntou na Praia de Xai-Xai, em Gaza, membros do Fórum de Energias e Desenvolvimento Sustentável de Moçambique, professores da região sul do país, representantes da sociedade civil e do Governo, para uma reflexão sobre o papel da Educação na produção de energias sustentáveis.

Aprofundar aspectos que possam catapultar a sociedade a criar mecanismos que incentivem a necessidade do uso sustentável dos recursos disponíveis na natureza, sem destruir o ecossistema, foi um dos assuntos debatidos no encontro.

Para atingir este propósito, tem-se recorrido à estratégia de atribuição de 20 por cento das receitas de exploração dos recursos às comunidades. Este incentivo ajuda a população compreender a necessidade de preservação ambiental em cada região.

Segundo a porta-voz do encontro, Nathalie Musabyemarya, esta estratégia permite ainda a harmonização de vários métodos de abordagem sobre esta matéria nos estabelecimentos de ensino de Maputo, Gaza e Inhambane.

No encontro foram definidas estratégias para o reforço da capacidade didáctica e metodologias a serem assumidas pelos professores na difusão de conteúdos sobre energias renováveis.

A fonte disse que a sua colectividade, Kulima, tem vindo a desenvolver uma intensa actividade junto de instituições ligadas à Educação, ambiente, energia, o Conselho Municipal, para além de contactos regulares nas escolas primárias e secundárias.

Participaram igualmente no encontro associações de defesa do meio ambiente, como a Associação Amigo da Natureza (ANA), de Gaza, a Associação Cultural de Desenvolvimento Sustentável de Inhambane (ACUDES) e Livaningo.

    Virgílio Bambo

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction