AS partes em conflito violaram o prazo de aplicação do acordo de paz no Sudão do Sul, afirmou,terça-feira,o enviado especial da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento da África do Leste (IGAD), Ismail Wais. O mediador disse à imprensa que a primeira reunião da comissão encarregue pela demarcação dos Estados foi realizada com um atraso de cinco meses.Wais acrescentou que o atraso pode afectar a formação do Governo de transição programada para 12 de Maio, uma vez que a maior parte dos pontos do acordo não foram abordados. O acordo assinado para acabar com o conflito desencadeado em 2013 inclui um período transitório de oito meses para pôr em marcha o cessar-fogo.

Comments

PELO menos 12 dos 24 Estados da Venezuela estão novamente às escuras, devido a um apagão que ocorreu terça-feirapouco depois das 11:00 locais (17:00 em Maputo) e que afectou também a cidade de Caracas.Além da capital, a interrupção do abastecimento de electricidade mantém às escuras os estados de Miranda, Vargas, Carabobo, Falcón, Trujillo, Táchira, Lara, Zúlia, Mérida, Portuguesa e Sucre.Cidadãos estão a queixar-se do apagão nas redes sociais.Entretanto, através do Twitter, a empresa estatal Corporação Eléctrica Nacional da Venezuela (Corpoelec) anunciou que continua a trabalhar arduamente para restabelecer o serviço eléctrico, fazendo referência a Santa Rosa, uma localidade de Caracas que está desde há mais de uma semana às escuras.

Comments

AS autoridades indonésias elevaram ontem para 104 mortos e 79 desaparecidos o número de vítimas nas inundações e deslizamentos de terra que atingiram no sábado a província indonésia de Papua, no leste do país. Sete das vítimas morreram num deslizamento de terra na capital provincial Jayapura e o restante nas cheias que ocorreram na cidade de Sentani após as fortes chuvas de sábado à noite, de acordo com a porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo  Nugroho. Quarenta das vítimas não puderam ser identificadas e serão enterradas numa vala comum depois de um funeral colectivo ontem, disse Nugroho. O desastre natural também causou 160 feridos e 9.691 pessoas foram deslocadas para 18 abrigos em e passam por carências diversas pelas dificuldades na distribuição da ajuda.

Comments

O PAPA Francisco receberá como presente durante a sua visita Marrocos, de 30 a 31 de Março, uma pequena árvore "Argania spinosa", uma planta endémica deste país que representa a fraternidade. De acordo com fontes do Arcebispo de Rabat, este presente foi escolhido porque a argânia é considerada um símbolo de fraternidade à semelhança do ramo de oliveira na simbologia cristã. Junto com este presente, o Papa receberá ainda um outro simbólico: uma escultura de bronze de Sahbi Chtioui, um artista de origem tunisina estabelecido em Marrocos há várias décadas.A escultura, com cerca de um metro de altura e um metro de largura, representa “Jesus carregando a cruz” e o seu significado simbólico prende-se com o facto de ter sido esculpida por artesãos muçulmanos.

Comments

O PRESIDENTE da República Democrática do Congo (RDCongo), Félix Tshisekedi, nomeou ontem, Inzun Kakiat, ao cargo de novo administrador geral dos Serviços Secretos (ANR), em substituição de Kalev Mutond. Recorde-se que Mutond, tal como outros 13 altos funcionários do regime do então Presidente, Joseph Kabila, foram sancionados pelos Estados Unidos a 12 de Dezembro de 2016, por obstrução ao processo democrático, perseguição e prisão dos opositores políticos e por eventuais exportações ilegais de minerais.Washington acusa-o também de estar envolvido no rapto e assassinato dos peritos da ONU, ocorridos em Março de 2017, durante a vigência da guerra entre o exercito congolês e as milícias de Kamwina Nsapu, no Kasai Central, fronteiriça com Angola.

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction