O PRIMEIRO secretário do Comité Provincial da Frelimo em Tete, Bemane de Sousa, disse, em entrevista ao “Notícias”, que as atenções do partido estão actualmente centradas na preparação e vitória nos próximos pleitos eleitorais.

Trata-se de acções que visam permitir o alcance de vitórias tranquilas nas eleições autárquicas agendadas para o próximo ano; gerais e das assembleias provinciais marcadas para 2019.

“Temos o nosso foco nos distritos, desde a base até ao topo, para a consolidação da vitória da Frelimo nas eleições autárquicas na nossa província. Para tal estamos a criar suportes necessários”, disse Bemane de Sousa.

Reeleito para o segundo mandato no cargo de primeiro secretário da Frelimo em Tete, Bemane de Sousa afirmou que as atenções estão igualmente viradas para o XI Congresso, marcado para 26 de Setembro a 1 de Outubro próximo, na Matola, província de Maputo, em que serão traçadas orientações para a vitória deste partido.

“Continuamos com o nosso lema principal de que a vitória prepara-se, a vitória organiza-se, por isso, em todas as frentes, estamos empenhados em alcançar o futuro melhor do nosso glorioso partido”, afirmou de Sousa.

Disse, no entanto, que estas vitórias serão o culminar de várias acções, desde a formação e capacitação dos membros do secretariado provincial, secretariados distritais, organizações sociais e colaboradores desta formação política.

“Fizemos um trabalho árduo e contínuo visando dinamizar o funcionamento e fortalecimento das células de base para a preparação e organização da vitória nos processos eleitorais que se avizinham. O nosso programa nos órgãos de base da Frelimo inclui a divulgação e implementação correcta das decisões a saírem do XI Congresso, assegurar o crescimento do partido, informatizando todos os dados estatísticos e prestar assistência aos órgãos de base”, sustenta de Sousa.

Sugere que o secretariado do Comité Provincial deve acoplar, no plano das acções levadas a cabo no mandato anterior, outras tarefas projectadas para este novo mandato, porque o que se pretende é impulsionar um crescimento saudável e dinâmico em todas as frentes do partido.

Os membros, militantes e simpatizantes da Frelimo devem, de acordo com o entrevistado, trabalhar para angariar novos membros, apoiar as estruturas de base criadas nos bairros residenciais e envolver as comunidades na vida política da Frelimo.

“Só desta forma é que teremos um partido cada vez mais forte e com as bases bem consolidadas, projectando cada vez mais para o rejuvenescimento da Frelimo”, disse o primeiro secretário da província de Tete.

Importância da juventude

A participação da camada jovem nas actividades do partido tem um significado importante porque, segundo Bemane de Sousa, estes renovam as forças da Frelimo, dando prosseguimento às acções levadas a cabo desde a sua criação.

No seu entender, são estes jovens que, dia e noite, estarão em pé, na companhia de outros camaradas, em diversas fases da mobilização das comunidades para maior aproximação e colaboração com o partido.

“Contamos com a nossa juventude, o braço forte nos processos eleitorais, sobretudo na transmissão da mensagem da Frelimo às comunidades, mobilizando a sua participação massiva no recenseamento eleitoral. Cabe ainda aos jovens trazer uma dinâmica robusta na mobilização dos eleitores para, massivamente, afluírem às urnas e exercerem o seu direito cívico, votando, claramente, na Frelimo”, afirmou de Sousa, para quem algumas destas acções passam pela promoção de encontros com organizações civis, profissionais e todos extractos da sociedade.

Acrescenta que a outra componente, não menos importante, está virada para a mobilização e procura de recursos financeiros, materiais e logísticos com vista a assegurar a participação confortável da Frelimo nas eleições de 2018 e 2019.

Estas são, de acordo com o político, algumas das apostas imediatas do novo secretariado ao nível da província de Tete, com o objectivo único de tornar a Frelimo cada vez mais forte e pronta para continuar a dirigir os destinos do país.

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 21 Julho 2017
Há pelo menos duas sensações com que se fica, lendo as conclusões e recomendações da última missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) a Moçambique, no final de uma visita de pouco mais de uma semana. Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
NACALA-À-VELHA: A rota dos grandes investimentos
Quinta, 20 Julho 2017
DUAS novas centrais para conversão de gás natural em energia eléctrica, com potência estimada em 400 megawatts cada vão ser construídas no distrito de Nacala-à-Velha, facto que coloca novamente esta região, da província de Nampula, na órbita de grandes investimentos, depois da construção e... Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,16 61,29
ZAR 4,58 4,67
EUR 68,75 70,04

17.07.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

ENQUANTO muitos debatem a opinião do Chefe do Estado moçambicano sobre ...
2017-07-21 23:30:00
O FUTEBOL é um dos desportos mais “cabeça dura” que ...
2017-07-21 23:30:00
HÁ dias o académico José Diquissone Tole, também ...
2017-07-21 23:30:00
O dia 18 de Julho, dia em que se comemora o aniversário natalício de ...
2017-07-21 06:48:05
TIVE o grato privilégio de estar presente recentemente numa palestra cujo ...
2017-07-21 06:45:58

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 2333 visitantes em linha