Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A COMISSÃO Nacional de Eleições (CNE) exortou ontem a todos os eleitores da cidade de Nampula a se dirigirem, o mais cedo possível, às mesas das assembleias de voto para escolher o presidente da autarquia, em eleição atinente à segunda volta da intercalar.

O presidente do órgão, Abdul Carimo Sau, aconselhou os eleitores a abandonarem tranquilamente as assembleias depois do exercício do voto. Segundo afirmou, esta eleição representa, mais uma vez, um acto de cidadania e uma nobre oportunidade de exercício do poder, que permitirá que aqueles que não puderam votar na primeira volta o façam hoje, de modo a enraizar e dignificar o processo democrático no país.

Destacou que um dos aspectos negativos registados na primeira volta foi a abstenção que se situou em cerca de 75 por cento dos 297 mil eleitores inscritos nos cadernos do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), uma situação que, segundo afirmou, deve preocupar os principais interessados no processo e os órgãos eleitorais.

 “A participação activa nos processos eleitorais é sinal de maturidade democrática e significa envolver-se, de forma eficaz, nas instituições democráticas”, disse o presidente da CNE.

Abdul Carimo Sau indicou que para prestar apoio aos eleitores que não tenham o respectivo cartão ou aqueles que não conseguem identificar a mesa de votação estará disponível em cada uma das assembleias de voto um técnico do STAE.

O técnico irá, através de meios informáticos, identificar a mesa da assembleia de voto onde o cidadão deverá exercer o seu direito.

Segundo o presidente da CNE, não é permitida a concentração de cidadãos não eleitores e não autorizados, dentro do perímetro das assembleias de voto.

Lembrou ser interdito o uso de indumentária, cartazes, autocolantes, símbolos, emblemas, cânticos, interpretações de danças, proceder ofertórios e outros actos a título de campanha e propaganda política a favor de qualquer um dos candidatos.

A segunda volta da eleição intercalar em Nampula poderá constituir a última vez que os cidadãos irão exercer o seu direito de voto de forma directa, à luz dos entendimentos alcançados no âmbito da descentralização entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para a pacificação do país.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction