Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O GOVERNO vai hoje e amanhã à Assembleia da República responder a perguntas das bancadas parlamentares sobre a situação política, económica e social do país.

A bancada da Frelimo pretende saber do Governo as acções em curso para viabilizar a exploração do gás natural na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, e os ganhos que se esperam para a economia nacional e o bem-estar dos moçambicanos.

A maioria parlamentar questiona também sobre as medidas para combater a praga da lagarta do funil de milho, que ameaça a produção deste cereal e toda a campanha agrícola 2017/2018.

A terceira questão colocada pela bancada da Frelimo tem a ver com as acções em curso para a criação de mais oportunidades de emprego e promoção de auto-emprego para os jovens em Moçambique, no quadro da Política de Emprego aprovada pelo Governo.

O grupo maioritário pretende ainda saber sobre os planos existentes para a reabilitação e construção de estradas e pontes, incluindo a reposição das que foram danificadas pelas cheias, um pouco por todo o país.

Por último, a Frelimo quer explicações sobre as acções em curso para reduzir o elevado índice de sinistralidade que caracteriza as principais estradas do país, deixando um rasto de luto e milhares de feridos.

A bancada parlamentar da Renamo centrou as suas questões nas áreas de infra-estruturas, saúde, abate clandestino de madeira, criminalidade e o elevado custo de vida.

Na área de infra-estruturas, quer saber as acções em curso para resolver o problema de degradação de infra-estruturas públicas, tais como escolas, hospitais, estradas, pontes e sistemas de abastecimento de água.

Na saúde, a questão colocada é por que razão o Sistema Nacional continua a perder recursos humanos, equipamentos e medicamentos a favor das clínicas e farmácias privadas, bem como dos mercados informais.

A Renamo também questiona os efeitos dos resultados da “Operação Tronco”, uma vez que as escolas públicas continuam sem carteiras, o mercado continua com madeira muito cara e persistem as operações de exportação de madeira em toros, por via ferroviária.

Pretende, igualmente, saber até quando é que os cidadãos continuarão a ser vítimas de violência e de criminalidade, bem como as medidas tomadas pelo Governo para retirar o país do problema de défice orçamental.

Por último, a bancada do MDM questiona o ponto de situação do pagamento de horas extras aos professores do ensino público, em quase todo o país. Pretende ainda saber o que é que está a ser feito para acabar com as contribuições monetárias a que os encarregados de educação estão sujeitos, mesmo depois de o Estado ter anunciado que o ensino primário é gratuito.

O MDM também questiona as soluções que estão a ser adoptadas para os supostos graves atropelos aos direitos humanos e a violação das normas ambientais resultantes da exploração de carvão mineral em Tete.

A bancada parlamentar da Renamo pretende, igualmente, ouvir do Governo as estratégias que estão a ser tomadas para contrariar o actual cenário de instabilidade da ordem e segurança públicas, caracterizada por raptos e assassinato de jornalistas, empresários, políticos, académicos e cidadãos indefesos, configurando limitação as liberdades.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction