
Os governos de Moçambique e do Botswana pronunciarem-se hoje a favor de um maior estreitamento das relações bilaterais através do prosseguimento da implementação de programas que catapultem o crescimento económico de ambos os países.
O compromisso foi expresso esta tarde, em Maputo, no decurso de um almoço que o Chefe de Estado, Filipe Nyusi, ofereceu ao seu homólogo tswana, que hoje visita o nosso país, no quadro de um périplo pelos países da África Austral.
Para já, foram eleitas as áreas da agricultura, turismo, energia e transportes, como domínios que podem ser explorados com vantagens mútuas.
No seu discurso, Nyusi reafirmou o desejo de ver o Botswana envolvido nos projectos de desenvolvimento do nosso país.
Na sua alocução, Filipe Nyusi fez saber que Moçambique é um país com muitas potencialidades e oportunidades de negócios, rico em recursos naturais que precisam de investidores para a sua efectiva exploração. Queremos reafirmar que prevalece o nosso desejo para que o Botswana participe nos projectos de investimento existentes no país, com destaque para os corredores de desenvolvimento, produção e transporte de energia, transportes e comunicações, turismo e na agro-pecuária.
“Cremos que a vossa participação nestes e noutros projectos poderá constituir uma mais-valia para o desenvolvimento socioeconómico dos nossos dois países e para a dinamização na integração regional e continental”, frisou o estadista.
Por seu lado, o Presidente do Botswana manifestou satisfação pelos esforços que o seu homólogo moçambicano está a realizar através do diálogo político com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, com vista à manutenção da paz.