Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O CHEFE do Estado, Filipe Nyusi, exortou a população de Nacala-Porto, província de Nampula, no norte do país, a abandonar as zonas afectadas pela erosão de modo a evitar tragédias, devido a este fenómeno.

Nyusi falava hoje num comício popular que marca o primeiro dia da sua visita de trabalho de quatro dias à província de Nampula.

Devido ao grave problema da erosão que afecta esta região costeira, Nyusi apelou à população a edificar infra-estruturas habitacionais em lugares seguros e convidou os munícipes a aceitar viver em novas zonas onde poderão ser reassentados pela edilidade, em vez de continuarem a viver em zonas de risco.

“A erosão é um problema que ultrapassa as capacidades do município. Podemos dizer que a sua resolução é de nível central. Para combater a erosão vamos investir na construção de 37 aquedutos para permitir o escoamento das águas pluviais, de modo a evitar que o nosso porto deixe de receber navios, devido aos solos que entram no mar durante a época chuvosa,” explicou.

O Presidente Nyusi anunciou ainda a construção de uma estrada alternativa que vai facilitar o acesso ao Porto de Nacala, bem-como a reabilitação de outras rodovias naquela cidade portuária.

O alto magistrado da nação fez uma auscultação dos problemas que afectam os residentes de Nacala-Porto e, em forma de resposta, apelou aos jovens a criarem empregos através de iniciativas de auto-emprego em diversas áreas de actividade, sublinhando a pesca, agricultura, comércio, entre outras.

O presidente vai reunir-se esta tarde com o executivo de Nampula e dirigentes das autarquias,  inaugurar uma fábrica de cimento em Maiaia e visitar uma fábrica de descasque de castanha de caju, bem como uma unidade hoteleira.

Mais detalhes nas próximas horas.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction