Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

JOVENS de todo o país, em representação de diversas sensibilidades desta camada social, reúnem-se em Agosto, na província de Inhambane, no IV Encontro Nacional da Juventude, para reflectir sobre as principais preocupações deste grupo no país.

O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Manuel Formiga, num encontro de preparação da reunião, em que anunciou que as províncias já estão a eleger os seus delegados, depois de os distritos terem feito o mesmo.

“Este será o primeiro encontro nacional depois da aprovação da Política da Juventude. Teremos a oportunidade de abordar o grau de implementação de cada pilar desta política. Como CNJ, estamos a preparar-nos para questionar o Governo sobre a sua operacionalização, principalmente nas áreas de habitação, acesso ao emprego e financiamento”, disse.

A reunião de preparação deste evento, que juntou membros dos órgãos sociais do CNJ e os presidentes dos conselhos provinciais, visava aprimorar os métodos de trabalho da organização, rever as formas de articulação, decidir sobre os projectos em carteira e prestação de contas.

Falta de fundos condiciona

funcionamento do CNJ

NO retiro também foi abordada a articulação entre o CNJ e o Governo por via do Ministério da Juventude e Desporto, parceiro da organização.

Formiga afirmou que desde que os actuais órgãos sociais tomaram posse e considerando a conjuntura actual do país, a relação com o Ministério da Juventude e Desporto não tem sido a desejável.

Um dos aspectos que deixa a desejar, segundo Manuel Formiga, é a falta de canalização da dotação orçamental prevista para a organização, criando constrangimentos ao seu funcionamento.

“Não estamos felizes com o nível de resposta do Governo para a materialização das nossas actividades. Sentimos, por vezes, que há falta de vontade. É verdade que nós temos inscrito um determinado valor, mas há coisas que podem ser viabilizadas sem apoio financeiro”, lamentou Formiga, acrescentando que se trata duma situação delicada que remete o CNJ a buscar outras parcerias para o funcionamento dos seus projectos.

Formiga sublinhou que o Conselho Nacional da Juventude defende uma relação com o Governo cada vez mais sólida e não de competitividade.

Por vezes, segundo disse, sente-se uma espécie de competitividade, mas o CNJ conhece o seu papel e o seu lugar junto do Governo e do Estado, em geral, na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da juventude.

Ainda no retiro do fim-de-semana, o CNJ analisou a participação da juventude nos processos eleitorais, com ênfase para as eleições autárquicas de 10 de Outubro. Segundo Manuel Formiga, o que se pretende é uma participação massiva e ordeira da juventude nestas eleições, tendo sido já concebido um projecto denominado “Nós jovens vamos participar”, que abrange também a componente de observação eleitoral.

Foram por outro lado revisitados os projectos de formação dos jovens, com particular o que está em implementação desde 2015, financiado pela organização SuissConta, que abrange a área de construção civil.

Na ocasião, o CNJ condenou os ataques protagonizados por homens armados na província de Cabo Delgado e apelou às autoridades para reforçarem os mecanismos de vigilância e de segurança, com vista a preservar a paz e integridade territorial.

“Nós somos contra toda e qualquer tentativa que ponha em causa a paz e integridade territorial. Defendemos a consolidação da paz”, disse, recordando que durante a tensão militar o CNJ desencadeou um movimento à escala nacional de apelo à paz, realizando marchas em todos os distritos.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction