Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Um grupo de parlamentares moçambicanos visitou a Alemanha, este mês, a convite do Parlamento deste país europeu. Fizeram parte da comitiva os chefes das bancadas parlamentares e alguns deputados da Frelimo, Renamo e MDM, um representante do Estado e a coordenadora da Plataforma da Paz e Reconciliação Nacional no Conselho das Religiões de Moçambique.

A visita, que decorreu sob o lema “Descentralização, Reforma do Sector de Segurança e Reconciliação para uma Paz Duradoira”, enquadra-se no âmbito do apoio prestado pela Alemanha nos esforços do Governo moçambicano de busca de uma paz efectiva, através do diálogo, tendo, por exemplo, no presente ano apoiado na materialização da Primeira Cimeira Nacional sobre a Paz, Reconciliação Nacional e Perdão que teve lugar na cidade da Beira.

Estando Moçambique a atravessar desafios no que tange aos processos de descentralização e desmilitarização rumo à paz, a visita pretendeu proporcionar aos convidados moçambicanos a possibilidade de discutirem e trocarem experiências sobre a matéria com o Governo e o Parlamento alemão, a Câmara dos Deputados de Berlim e a Comissão Europeia na Alemanha.

No âmbito da paz e reconciliação, o grupo de visitantes trocou impressões também com o ZIF, Centro Berlinense para Operações Internacionais de Paz, e a Fundação Berghof, uma organização não-governamental independente que apoia partes em conflito e outros actores nos seus esforços para alcançar mudanças políticas e sociais e uma paz duradoira, através da promoção da paz, da educação para a paz e a transformação de conflito.

No final da visita, a Ministra-adjunta do Ministério das Relações Exteriores para a Política Cultural Internacional e deputada do Parlamento alemão, Sra. Michelle Müntefering, enalteceu as excelentes relações de cooperação e de amizade existentes entre os dois países e reiterou o interesse da Alemanha em continuar a cooperar com Moçambique, bem assim o apoio no sentido de ver concluídos os processos de paz e reconciliação em Moçambique, facto que passa necessariamente pelo consenso das duas bancadas parlamentares da Frelimo e da Renamo sobre as matérias de desmilitarização e descentralização.

A Alemanha espera que o processo de paz em Moçambique seja coroado de sucesso, em vista da realização das eleições autárquicas previstas para Outubro do presente ano, de forma pacífica, livre e justa. (Notícias/RM)

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction