Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O Chefe do Estado, Filipe Nyusi, recebeu ontem, em audiência, o Embaixador Elman Abdullayed, na sua qualidade de enviado especial do Presidente da República do Azerbaijão, Ilham Aliyev.

Falando à imprensa, após o encontro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, disse que o enviado especial veio a Moçambique com missão específica de solicitar apoio à candidatura do seu país para acolher a “Expo 2025”.

“Tomamos nota do pedido e agradecemos a confiança em nos contactar e desta visita despontou a possibilidade de podermos desenvolver uma cooperação bilateral, tendo como ponto de partida, eventualmente, a troca de delegações aos mais variados níveis para efeitos de estabelecimento de um acordo bilateral de cooperação” referiu o ministro Pacheco.

Por outro lado, o chefe da diplomacia moçambicana disse que Azerbaijão é uma nação que faz parte dos países Não-Alinhados, que no próximo ano vai acolher a conferência desta organização intercontinental.

Na óptica de Pacheco, “esta também pode ser uma plataforma muito importante, tendo em conta que nós integramos este grupo dos Não-Alinhados, para começarmos a explorar a experiência do Azerbaijão, sobretudo no âmbito da produção e geração de energia”.

Sabe-se, entretanto, que o Azerbaijão tem uma longa experiência de exploração de recursos energéticos de mais de um século. Neste contexto, Moçambique perspectiva explorar a experiência do potencial daquele país para o seu benefício.

Por seu turno, o Embaixador Alman Abdullayed frisou que trouxe uma mensagem de boa vontade, paz e amizade do seu país com Moçambique porque, segundo suas palavras, “há muita coisa que nós podemos fazer em conjunto”.

De referir que o nosso país tem uma relação histórica com a República do Azerbaijão, dado que este último era um dos territórios que integrava a União Soviética e, por conseguinte, havia laços no âmbito das relações de cooperação bilateral entre Moçambique e a antiga União Soviética.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction