Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) a nível da província do Niassa dispõe de cerca de 95 milhões de meticais (cerca de 1.5 milhão de dólares) para levar avante todo o processo de eleições autárquicas nas cinco autarquias da província, nomeadamente, Lichinga, Metangula, Marrupa, Mandimba e Cuamba.

Pelo que, o director do STAE no Niassa, Benedito Alberto, garante estar tudo a postos para que o acto de votação desta quarta-feira decorra dentro da normalidade.

O acto de votação marca a realização das quintas eleições municipais em todas as 53 autarquias do país.

O sufrágio foi antecedido de 12 dias de campanha eleitoral que encerrou no domingo em todas as autarquias do país.

Falando em conferência de imprensa, ontem, em Lichinga, o director do STAE no Niassa disse que há duas semanas que o material de votação se encontra nos armazéns do STAE de todas as autarquias do Niassa.

Trata-se de um total de 600 cabines de voto, esferográficas, boletins de voto, tinta indelével, coletes, candeeiros, incluindo actas.

Segundo Alberto, o material foi recebido na última sexta-feira.

Todo o material deverá ser colocado nos locais de votação a partir das 03 horas da madrugada de amanhã, quarta-feira.

Alberto garante que o número de cabines de voto será suficiente para cada Assembleia da Voto (AV), uma vez que vão ser colocadas duas.

Em todas as autarquias do Niassa o STAE inscreveu um total de 195.459 eleitores, 77 locais de votação e 282 Mesas de Assembleia de Voto (MAVs). O secretariado formou um total de 1947 membros da AV.

No município de Lichinga, Alberto disse que serão montadas 139 Mesas de Assembleia da Voto (MAVs) em 27 locais de votação. Lichinga tem um total de 99 751 eleitores.

Em Cuamba, o STAE disponibilizou 85 MAVs, 21 locais de votação. O número de eleitores atinge 58 055.

Para Metangula, o STAE registou 10 356 eleitores, oito locais de votação e 15 MAVs.
Em Marrupa foram registados 13 445 eleitores, instalados 11 locais de votação e 22 MAVs.
Na autarquia de Mandimba, o STAE recenseou um total de 13.855 eleitores, instalou 10 locais de votação e 21 MAVs.

No dia das eleições, segundo Alberto, a Polícia da República de Moçambique estará posicionada nas proximidades estabelecidas legalmente (menos de 300 metros da MAV) de todos os locais de votação para garantir a segurança do processo.

“Neste preciso momento, todos os camiões que transportam o material para as autarquias (do Niassa) já não estão connosco, o que quer dizer que o material será entregue a tempo”, afirmou.

Para as MAVs, que se situam em locais de difícil acesso, a fonte disse que a montagem de algumas AVs deverá iniciar a partir das 12 horas desta terça-feira.
“Toda a logística para esse processo está garantida”, sublinhou.

O STAE, no Niassa, dispõe ainda de um camião para cada autarquia, bem como um total de 21 viaturas alugadas para prestar serviços.

“Além das viaturas alugadas, há instruções claras a nível dos distritos para fazer a devida solicitação a nível dos governos distritais, tratando-se de uma matéria de interesse nacional”, disse.

Alberto vincou que já foi alocado, para os serviços distritais, o dinheiro para pagar subsídio aos membros de mesa e aos agentes da PRM.

No Niassa, um total de 275 observadores estão credenciados, bem como 35 jornalistas.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction