Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Opinião

Politica

O Conselho Constitucional (CC) recomendou, esta semana, a necessidade urgente de se sistematizar e uniformizar a legislação eleitoral dispersa num código eleitoral, com vista a ...

sexta, 16 novembro 2018
Leia +

Nacional

Pouco mais de três milhões de meticais é o montante necessário para a montagem de uma unidade de produção semi-industrial de sabão, na base do ...

sexta, 16 novembro 2018
Leia +

Autárquicas 2018

O CONSELHO Constitucional (CC) validou hoje os resultados das eleições de 10 de Outubro em 52 conselhos autárquicos do país e anulou os de Marromeu, na província de ...

quarta, 14 novembro 2018
Leia +
Pub
SN

Desporto

A SELECÇÃO Nacional de Futebol está obrigada a vencer amanhã a Zâmbia, para continuar a alimentar esperanças de participar no CAN-2019, agendado para ...

sexta, 16 novembro 2018
Leia +

Economia

Mais de trinta representantes das empresas concessionárias da área de algodão no país encontram-se esta semana a participar, na cidade de Nampula, num seminário de ...

sexta, 16 novembro 2018
Read more

Tecnologias

O país precisa de mais médicos especializados na área de urologia para responder aos desafios impostos pelas doenças deste fórum e que constituem um grande peso ...

sexta, 16 novembro 2018
Leia +

CERCA de 12 milhões de meticais serão investidos na construção, de raiz, do novo edifício de dois pisos para o funcionamento do recém-criado Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, no centro da província de Manica.

Segundo o prospecto arquitectónico, o edifício vai ocupar uma área de 290 metros quadrados e será composto por 19 compartimentos, dentre os quais o gabinete do edil, a sala de espera, o gabinete do chefe da secretaria, tesouraria e sala de sessões da Assembleia Municipal local.

O projecto para a edificação deste empreendimento já foi aprovado pela Assembleia Municipal daquela vila, numa das sessões do órgão que, entre outros objectivos, analisou a situação das infra-estruturas para o funcionamento dos órgãos municipais e concluiu ser necessário investir nesta componente.

A administradora do distrito de Sussundenga, Mariazinha Niquice, que louvou a iniciativa, informou que o edifício será erguido no bairro Nhamezara, a cerca de cinco quilómetros do centro da vila municipal. Acrescentou que a sua edificação vai pôr fim a falta de escritórios próprios, para os novos órgãos municipais que neste momento funcionam em edifícios cedidos pela administração local.

Pelo facto, Niquice acrescentou estar de parabéns a edilidade, considerando que a iniciativa vai incentivar as construções por parte dos munícipes que detêm talhões no bairro de expansão, desenvolvendo a vila e melhorando as condições de habitabilidade da população.

A dirigente disse que a mão dura deverá ser imposta contra o empreiteiro, com vista ao cumprimento integral dos prazos contratuais para que no período definido faça a entrega das obras à edilidade.

Mariazinha Niquice disse que neste momento pelo menos 100 candidatos a emprego, apurados em diversos concursos para os mais diversos pelouros da autarquia, aguardam o fim das obras para que tenham espaço para trabalharem. O fiscal da obra, Mavuto Zacarias Vicente Adriano, da empresa Sara Consul, garantiu em tudo fazer para que dentro de seis meses, que coincidem com Abril de 2015, a obra seja entregue.

Já o presidente do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, Venâncio Chacai Veremo, disse que a iniciativa surge como forma de ultrapassar a actual situação em que os órgãos municipais funcionam em instalações inadequadas para acomodar todos os serviços criados para o efeito.

Na ocasião, o edil de Sussundenga explicou que o Governo desembolsou 20 milhões de meticais para o funcionamento do “jovem” município, para além dos 10 milhões que foram usados para investimentos municipais, entre os quais o referido edifício, para o qual já foram desembolsados para a primeira fase, os primeiros seis milhões de meticais. A segunda tranche será entregue oportunamente.

Para além da construção do edifício, a edilidade tem estado a melhorar as vias de acesso, para além da abertura de mais bombas de água potável, construção de um mercado central, parque infantil, casa de mãe-espera, centros de acomodação de idosos, entre outras acções.

 VICTOR MACHIRICA

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction