Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Opinião

Politica

O CONSELHO Nacional de Defesa e Segurança (CNDS) saúda o empenho das Forças de Defesa e Segurança (FDS) na reposição da ordem e criação da ...

quinta, 24 janeiro 2019
Leia +

Nacional

O MINISTÉRIO da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) vai introduzir, este ano, um novo regulamento de avaliação, nos termos do qual todos os alunos passam a ...

quinta, 24 janeiro 2019
Leia +

Autárquicas 2018

A VOTAÇÃO nas oito mesas cujos resultados foram anulados pelo Conselho Constitucional na autarquia de Marromeu, em Sofala, deverá ser repetida até ao dia 25 de Novembro ...

quinta, 15 novembro 2018
Leia +
Pub
SN

Desporto

ARRANCA esta noite, no Pavilhão do Desportivo, na cidade de Maputo, o Campeonato Nacional de Boxe, prova que contará com a participação de perto de 65 pugilistas oriundos ...

quinta, 24 janeiro 2019
Leia +

Economia

O PRIMEIRO-MINISTO, Carlos Agostinho do Rosário, garantiu que Moçambique continua a registar uma estabilidade macroeconómica. Falando recentemente durante um encontro com ...

quinta, 24 janeiro 2019
Read more

Tecnologias

O Parque Nacional de Gorongosa (PNG), em parceria com instituições de Ensino Superior nacionais e de Portugal estão a formar os primeiros 12 especialistas moçambicanos em ...

quinta, 24 janeiro 2019
Leia +

CERCA de 12 milhões de meticais serão investidos na construção, de raiz, do novo edifício de dois pisos para o funcionamento do recém-criado Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, no centro da província de Manica.

Segundo o prospecto arquitectónico, o edifício vai ocupar uma área de 290 metros quadrados e será composto por 19 compartimentos, dentre os quais o gabinete do edil, a sala de espera, o gabinete do chefe da secretaria, tesouraria e sala de sessões da Assembleia Municipal local.

O projecto para a edificação deste empreendimento já foi aprovado pela Assembleia Municipal daquela vila, numa das sessões do órgão que, entre outros objectivos, analisou a situação das infra-estruturas para o funcionamento dos órgãos municipais e concluiu ser necessário investir nesta componente.

A administradora do distrito de Sussundenga, Mariazinha Niquice, que louvou a iniciativa, informou que o edifício será erguido no bairro Nhamezara, a cerca de cinco quilómetros do centro da vila municipal. Acrescentou que a sua edificação vai pôr fim a falta de escritórios próprios, para os novos órgãos municipais que neste momento funcionam em edifícios cedidos pela administração local.

Pelo facto, Niquice acrescentou estar de parabéns a edilidade, considerando que a iniciativa vai incentivar as construções por parte dos munícipes que detêm talhões no bairro de expansão, desenvolvendo a vila e melhorando as condições de habitabilidade da população.

A dirigente disse que a mão dura deverá ser imposta contra o empreiteiro, com vista ao cumprimento integral dos prazos contratuais para que no período definido faça a entrega das obras à edilidade.

Mariazinha Niquice disse que neste momento pelo menos 100 candidatos a emprego, apurados em diversos concursos para os mais diversos pelouros da autarquia, aguardam o fim das obras para que tenham espaço para trabalharem. O fiscal da obra, Mavuto Zacarias Vicente Adriano, da empresa Sara Consul, garantiu em tudo fazer para que dentro de seis meses, que coincidem com Abril de 2015, a obra seja entregue.

Já o presidente do Conselho Municipal da Vila de Sussundenga, Venâncio Chacai Veremo, disse que a iniciativa surge como forma de ultrapassar a actual situação em que os órgãos municipais funcionam em instalações inadequadas para acomodar todos os serviços criados para o efeito.

Na ocasião, o edil de Sussundenga explicou que o Governo desembolsou 20 milhões de meticais para o funcionamento do “jovem” município, para além dos 10 milhões que foram usados para investimentos municipais, entre os quais o referido edifício, para o qual já foram desembolsados para a primeira fase, os primeiros seis milhões de meticais. A segunda tranche será entregue oportunamente.

Para além da construção do edifício, a edilidade tem estado a melhorar as vias de acesso, para além da abertura de mais bombas de água potável, construção de um mercado central, parque infantil, casa de mãe-espera, centros de acomodação de idosos, entre outras acções.

 VICTOR MACHIRICA

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction