TRINTA e três grupos foliões dos bairros e empresas da cidade de Quelimane participam a partir de hoje e até 2 de Março no Carnaval 2014. Contrariamente ao que acontecia noutros anos nesta festa popular, neste o início do carnaval foi antecipado para não coincidir com o período pascal para os cristãos.

O desfile de abertura dos grupos foliões e viaturas alegóricas teve lugar na tarde de quinta-feira, tendo partido do Bairro Popular percorrendo várias ruas e avenidas da urbe para depois desaguar na Praça da Independência, local habitual onde todo o movimento de danças serpenteantes e mascaras cómicas tem lugar.

Fonte do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane disse ontem à nossa Reportagem que os grupos representativos dos bairros receberam da edilidade apoio financeiro e material para fazer face a algumas despesas, como por exemplo a compra de tecidos para produzir a indumentária própria da ocasião, alimentação, transporte dos locais de concentração nos bairros para a Praça da Independência, entre outras necessidades.

A fonte afirmou que este apoio foi especificamente direccionado aos grupos dos bairros pelo facto de enfrentar dificuldades e incapacidade de resolverem sozinhos todos os problemas decorrentes da sua participação no evento artístico-cultural. “As empresas têm alguma capacidade de financiarem os seus grupos foliões; aliás, a sua participação neste evento é para venderem os seus serviços e produtos”, disse Camal Meragy, para quem os grupos foliões devem estar bem organizados e disciplinados em termos de cumprimento de horários para se fazer ao palco principal sempre que forem solicitados para o efeito.

Aquele responsável disse também que a edilidade está muito interessada que a edição deste ano seja um dos melhores e a juventude deve aproveitar esta oportunidade para interiorizar a ideia de que o carnaval é uma das tradições e manifestações culturais mais importantes dos quelimanenses e não só. Afirmou que as bandas que vão tocar já estão preparadas e a aparelhagem garante segurança e hoje a partir das dezoito e trinta minutos todos os caminhos vão dar Praça da Independência da cidade de Quelimane.

José Miguel, do grupo folião “Pombos Brancos”, cliente assíduo do carnaval em Quelimane, afirmou que os elementos do grupo estão preparados para dar o melhor de si e pediu maior transparência na escolha dos vencedores do evento. Para aquele líder, o grupo “Pombos Brancos”, do Torrone Novo, vinha preparando desde o início de Janeiro último através de ensaios permanentes de forma a transmitir confiança aos novos integrantes do grupo.

No local onde os grupos irão competir foram construídas barracas para servir comidas e bebidas. O único senão é o facto de o Conselho Municipal não ter preparado condições de saneamento, nomeadamente a construção de casas de banho para aliviar as necessidades dos convivas. Este cenário repete-se todos os anos, facto que faz com que homens mal-intencionados persigam as mulheres que procuram um canto para poderem se aliviar.

Entretanto, Camal Meragy assegura que haverá segurança quer por parte da Polícia Camarária como da Polícia de Protecção Pública.

Jocas Achar

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,77 61,93
ZAR 4,65 4,74
EUR 72,73 74,12

14.09.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HOJE o assunto é o futebol, por duas motivações. A primeira, ...
2017-09-22 23:30:00
UM dos meus falecidos mestres de Jornalismo, o Augusto de Carvalho, disse um dia ...
2017-09-22 23:30:00
MATEI todos os estudantes que estavam na sala de aulas, um a um. Alvejei sem mirar, ...
2017-09-22 23:30:00
DEVERAS horripilante o que aconteceu, semana passada, na Escola Secundária de ...
2017-09-21 23:30:00
FOI mais ou menos desta forma que minha filha “entrou” nas ...
2017-09-21 23:30:00