ACTIVIDADES culturais levadas a cabo pelo grupo cultural da Escola Secundária Noroeste-1, na cidade de Maputo, corporizaram o lançamento, ontem, da Semana da Francofonia, num evento dirigido pela Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane.

Na sua intervenção Sortane destacou, perante dezenas de alunos e professores, que o tema da celebração desta efeméride, “Mestiçagem”, resulta da necessidade de manter a paz efectiva e duradoira.

A governante mostrou-se feliz pelo facto de as actividades da “Francofonia” decorrerem principalmente nos estabelecimentos de ensino, sublinhando que as mensagens desta efeméride são mais dirigidas aos jovens e adolescentes nas escolas e nas comunidades onde residem.

Anotou que a celebração deve servir para a reflecção sobre o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento e preservação das línguas.

Na sua intervenção, Antoine Chevrier, embaixador do Canadá, que falou em nome das embaixadas e altos-comissariados, congratulou o facto de o evento juntar estudantes e professores que são, na sua óptica, o centro do mundo.

Sobre o lema desta comemoração, Chevrier referiu que o mesmo se alinha com a ideia de criação da comunidade francófona, que actualmente junta 84 países de todos os continentes, com culturas diferentes, mas que têm objectivos comuns que assentam na paz, tolerância e respeito pela diversidade de culturas.

Já o padrinho da celebração deste ano, o actor moçambicano Elliot Alex, afirmou que as comunidades juvenis e estudantis devem usar esta efeméride para reflectir sobre os desafios encarados pelos jovens no seu percurso de formação, chamando atenção para a necessidade de combater os casamentos prematuros e gravidezes precoces e indesejadas.

Disse ainda que o combate às drogas e o alcoolismo devem ser bem vincados pelos jovens que se espera sejam exemplos de boa conduta nas zonas onde residem, até porque, segundo ele, os jovens são o elo mais forte do país e do mundo.

“As drogas e o alcoolismo são os grandes males que precisam ser vencidos. E os estudantes devem ser o símbolo da boa educação e conduta”, explicou.

A comemoração desta data, que encerra na sexta-feira no país, constitui uma oportunidade para enaltecer os valores, princípios e objectivos que norteiam a francofonia e partilhar o trabalho que se tem realizado em prol da promoção e difusão da língua francesa a nível nacional.

A Organização Internacional da Francofonia foi fundada a 20 de Março de 1970, com o objectivo de promover e reforçar o uso da língua francesa no mundo, bem como promover a solidariedade entre os povos e Estados-membros.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 64,13 65,40
ZAR 4,84 4,93
EUR 69,90 71,28

28.04.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

DENTRO de uma semana, ou seja a 5 de Maio, termina a trégua militar ...
2017-04-27 23:30:00
DE entre muitas, lembro-me do termo de café que Benjamim Faduco, jornalista ...
2017-04-27 23:30:00