Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

O segundo vice-presidente da Assembleia da República, o deputado Younusse Amad, disse quinta-feira, em Maputo, que em Moçambique existem pessoas com deficiência economicamente ...

quarta, 09 janeiro 2019
Leia +

Economia

A Plataforma Integrada dos Serviços ao Cidadão (e-BAU) apenas cobre quarenta distritos dos 150 existentes no país, com destaque para os das capitais provinciais com elevado ...

sábado, 23 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O FERROVIÁRIO de Maputo, líder da prova, joga esta tarde no reduto do Textáfrica, campo da Soalpo em Chimoio, onde vai testar o seu poderio, atendendo e considerando que o ...

sábado, 23 junho 2018
Leia +

Nacional

O Conselho Municipal da cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, garante que, finalmente, dispõe de fundos, cerca de 60 milhões de meticais, para a ...

sábado, 23 junho 2018
Leia +

O FESTIVAL de Cinema Kugoma abre as portas para que novos cineastas possam exibir os seus trabalhos na edição deste ano, através do concurso Kugoma Original, dedicado a curtas-metragens de 30 segundos, feitas no formato HD.

De acordo com o regulamento do concurso, a que o “Notícias” teve acesso, as candidaturas deverão ser submetidas até 15 de Setembro por moçambicanos ou residentes no país.

O regulamento do concurso abre ainda espaço para que as candidaturas possam ser feitas a título individual ou por uma equipa constituída por três pessoas no máximo, sendo que cada participante tem a direito de submeter três filmes.

A coordenadora do Kugoma, Diana Manhiça, disse que esta é a forma encontrada por eles para valorizar aqueles que muitas vezes produzem material, mas não têm acesso a determinados meios de difusão das suas obras.

Explicou que o conteúdo dos filmes é livre, dependente da criatividade de quem os concebe.

A equipa de júri é constituída por João Ribeiro (cineasta), Karl Sousa (director de fotografia/realizador - GOLO) e Diana Manhiça (Kugoma).

“Serão avaliadas a criatividade e a originalidade dos criadores, independentemente de tratar-se de um filme de humor ou de algo mais sério”, acrescentou a coordenadora do Kugoma, anotando que o primeiro lugar será encontrado entre 10 pré-seleccionados pela equipa de júri.

No dia da abertura do evento, o público irá eleger a produção que vai ocupar o lugar cimeiro. Ao vencedor está reservado um estágio de dois meses na Agência de Publicidade Golo.

Por outro lado, Sérgio Libilo, director do projecto Olhar Artístico, que vai orientar os candidatos nas suas produções, considera que o concurso tem um significado particular pelo facto de abrir a possibilidade para alimentar a indústria cinematográfica nacional.

O Festival Kugoma é inspirado no Kuxa Kanema e Dockanema. Desde 2010 aposta em levar produções de curta-metragem para espaços informais, nos bairros periféricos, bem como para as tradicionais salas.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction