Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Um bailado épico está a ser preparado para assinalar, a 17 de Setembro próximo, os 200 anos de elevação da Ilha de Moçambique à categoria de cidade.

A Ilha de Moçambique foi a primeira capital de Moçambique durante o período de ocupação colonial. Em 1991, a ilha foi proclamada, pela UNESCO, Património Cultural da Humanidade.

No bailado, os artistas irão contar a história da Ilha de Moçambique, desde a chegada dos árabes e portugueses, passando por guerras de ocupação, colonização, comércio de escravos, até os tempos actuais.

Falando à AIM, o coordenador do gabinete local de organização das comemorações da efeméride, Sumalgy Okhala, disse que “no dia 17 teremos o culminar deste movimento cultural que iniciou a 02 de Dezembro passado, com uma cerimónia de Estado e outra pública”.

Segundo Okhala, as diversas comissões criadas estão em campo a organizar eventos mensais. “Já tivemos feiras, festivais, colóquios e, em Junho, após o sagrado mês do Ramadan, teremos festas de rua e concursos de desenho infantil sobre a Ilha para que as crianças participem activamente”.
O mês de Julho será dedicado a eventos desportivos, como jogos tradicionais, canoagem, maratona denominada 200 anos, entre outros.

“Mas este programa poderá ser enriquecido porque há muitas entidades locais e de fora de Nampula interessadas em associar-se a nós. Assim temos ainda o mês de Agosto”, afirmou.
Sublinhou também que decorre um estudo que poderá determinar a interdição de entrada de veículos motorizados a partir de 1 de Setembro.

Estão disponíveis, actualmente, 428 camas, número que poderá subir em mais 200, mas precisamos de muito mais porque a previsão é recebermos na véspera da festa pouco mais de mil pessoas. Muitos proprietários de casas estão a preparar espaços para fazermos face à demanda, afirmou.

Os distritos vizinhos de Mossuril e Monapo também estão a preparar-se para serem possível alternativa na acomodação de pessoas interessadas em assistir à festa dos 200 anos da Ilha de Moçambique.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction