Imprimir
Categoria: Província Em Foco
Visualizações: 4103

 A esposa de Eliseu Machava, governador de Cabo Delgado, vai oferecer hoje, na cidade de Pemba, um almoço a mais de 300 crianças provenientes de todos os 17 distritos da província incluindo a capital provincial, por ocasião das festas do Natal e do final do ano.

De Acordo com Rabeca Machava, a confraternização tem como objectivo proporcionar um ambiente diferente a petizes vulneráveis da província, sobretudo nesta quadra festiva.

Ainda de acordo com a nossa fonte, cada distrito deverá levar ao almoço de hoje cinco crianças e um acompanhante, sendo os 11 bairros da cidade de Pemba, a capital provincial, os que irão trazer maior número de petizes ou seja, oito crianças cada. A fonte referiu que as dos distritos, já se encontram em Pemba desde ontem sexta-feira.

Depois das sedes distritais de Mocímboa da Praia, Montepuez e Balama terem acolhido eventos do género num passado recente, o Gabinete da Esposa do Governador decidiu, desta vez, levar as crianças, na sua maioria oriundas de famílias de pouca posse, para a cidade de Pemba, para proporcionar-lhes um almoço condigno, um evento que se enquadra nas festas do Natal.

"Muitas crianças passam o dia de Natal sem refeições condignas e, como sabe, o nosso papel é ajudar crianças, sobretudo as que se encontram em situação de vulnerabilidade devido à falta de condições dos seus pais e/ou porque são órfãos de pais que perderam a vida, vítimas de várias enfermidades, incluindo o HIV/SIDA. Quando chegam estas alturas do ano, temos oferecido uma refeição, temos feito o mesmo quando chega o dia 1 de Junho, oferecermos alguma coisa"-disse a esposa do governador de Cabo Delgado.

Rabeca Machava disse, num outro desenvolvimento, que para identificação das referidas crianças, o seu gabinete contou com o apoio das estruturas locais. "Trabalhamos com as estruturas locais que identificam as crianças em situação de vulnerabilidade, são muitas crianças com esta situação mas, infelizmente, não podemos trazer todas aqui devido à falta de fundos e também não é a única forma de ajuda que temos proporcionado", explicou.

NATAL DO DOENTE NO HOSPITAL PROVINCIAL

Enquanto isso, o Hospital Provincial de Pemba ofereceu ontem, um almoço a doentes ali internados no âmbito do Natal do Doente, acto que também tem sido hábito nos últimos anos naquela que é a maior unidade sanitária da província de Cabo Delgado. De acordo com o respectivo director, Felisberto Mendes, a confraternização visa proporcionar aos pacientes um ambiente de amparo e festivo, de modo que se sintam como se estivessem nas suas próprias casas.

Mendes referiu que, todos doentes internados naquela unidade hospitalar foram obsequiados com a refeição. O evento foi transformado em verdadeira festa que foi abrilhantada pela actuação de alguns músicos locais que apresentaram alguns números dos seus reportórios musicais.