TODOS os distritos da província de Inhambane possuem instituições bancárias com a conclusão, semana passada, das obras de construção do balcão do Banco Comercial e de Investimentos (BCI) no distrito de Funhalouro. Leia mais

Comments

CERCA de 60 famílias residentes em Chionzela, no distrito de Zavala, enfrentam graves problemas da falta de infra-estruturas  sociais básicas. Num encontro dirigido semana passada pelo governador provincial de Inhambane, Daniel Chapo, as famíliaspedirama construção de uma ponte sobre o rio Inharrime ou alocação de uma embarcação a motor,com vista a facilitar as suas deslocações, sobretudo para a localidade de Maculuve. Leia mais

Comments

JOVENS da região sul do país, nomeadamente das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane são convidados a abraçar iniciativas empreendedoras por forma a criarem emprego para  a redução das elevadas taxas de desemprego nesta camada populacional. Leia mais

Comments

TÉCNICOS do Instituto Nacional de Minas, do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, chegam amanhãà cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, de onde partirão com destino a Meluco, um distrito localizado na zona centro da província, onde vão proceder à monitoria da actividade sísmica nas montanhas Cuei e Cuero, cujas profundezas têm estado, nos últimos tempos, a emitir sons semelhantes a estrondos de rebentamento de explosivos, situação que está a deixar as populações apreensivas.

A informação foi facultada ao nosso Jornal pelo director provincial dos Recursos Minerais e Energia, em Cabo Delgado, Danta Marizane Rosse, que, recentemente, esteve em Meluco, para avaliação preliminar do caso.

“Quando o movimento sísmico ocorre, geralmente, não há estrondo, como tem estado a acontecer em Meluco.Isso,em si,é um facto que nos deixou intrigadose que esperamos que os colegas, que trazem equipamento próprio de monitoria, possam nos ajudar a esclarecer”-destacou Marizane.

O nosso interlocutor disse ser prematuro avançar que o fenómeno ora em curso nas profundezas do monte Cuei e Cuero é prenúncio de um vulcão, embora tenha dito que, em 1997, segundo relatos das autoridades gentílicas locais, teria ocorrido um evento tectónico, que consistiu na abertura de uma fissura no topo de um dos montes, de onde foi projectada água e areia branca, semelhante à da praia.

O “Notícias”, querecentementeesteve na sede do distrito de Meluco, ouviu da comunidade que os sons vindos das profundezas das duas montanhasiniciaram em princípios do ano em curso.

Preocupados com o facto, as lideranças comunitárias trataram de comunicar o caso às autoridades administrativas locais, que, por seu turno, notificaram a Direcção Provincial de Recursos Minerais e Energia, que, por seu turno, acabou solicitando a intervenção do respectivo ministério.

ASSANE ISSA

Comments

O PRIMEIRO-MINISTRO, Carlos Agostinho do Rosário, teceu críticas ao modelo de distribuição de ajuda alimentar, no contexto de emergência, tendo constatado também a falta de um plano concreto de reassentamento definitivo das 150 famílias, que estão no centro de Gogodane, no distrito de Namacurra, na província da Zambézia. Leia mais

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction