Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O DEFICIENTE fornecimento de água potável e corrente eléctrica na cidade da Beira acaba de ser apontado por Bem Lamoree, consultor holandês ligado à elaboração do “Master Plan” da urbe, como sendo algumas das maiores barreiras para o seu desenvolvimento.

Ben Lamoree, que recentemente apresentou um relatório sobre os mecanismos para alavancar o desenvolvimento da cidade, tanto a nível económico, como sócio-cultural, considerou as infra-estruturas como o principal meio de atracção de investimentos.

“O fornecimento de água e energia eléctrica está aquém do desejado na cidade da Beira. Esta é uma realidade que os gestores das empresas distribuidoras devem levar a peito quando estamos perante um crescimento da urbe”, argumentou Ben Lamoree.

O consultor referiu que havendo corrente eléctrica de qualidade, água canalizada para todos, maiores serão as possibilidades de aumento de receitas para mais instituições e, no final de tudo, será a melhoria das condições de vida da população.

A apresentação de Ben Lamoree, feita no decurso da Conferência de Investidores, foi corroborada pela maioria dos participantes que deplorou a qualidade de serviços públicos prestados por estas empresas.

O director da Electricidade de Moçambique, Área Operacional da Beira, Luís Gange, explicou na ocasião que a sua empresa está a efectuar muitos investimentos e falou das perspectivas de melhorar cada vez mais a prestação de serviços à população.

Por seu turno, o director regional centro do FIPAG, instituição gestora de abastecimento de água no país, anunciou que a sua instituição está a realizar investimentos para melhorar os seus serviços. Fernando Nhongo falou do aumento do número de consumidores e ainda das avultadas somas investidas para a reposição da tubagem obsoleta.

Já o  Presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, ressalvou que os problemas não só estão em torno de água e energia.

Apontou a protecção costeira, habitação, instalações industriais, turismo, espaços comerciais, rede de estradas, sistemas de drenagem e saneamento, espaços e serviços, públicos, entre outros, como problemas que igualmente enfermam o desenvolvimento da segunda maior cidade

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction