Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O GOVERNO da província de Manica, através do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), financiou, este ano, 1725 projectos de geração de renda para jovens. Estes dados foram tornados públicos no domingo, em Chimoio, aquando do encerramento do nono Acampamento Provincial da Juventude, que juntou no sopé do monte Cabeça do Velho, no bairro Nhamahonha, cerca de 350 jovens de todos os distritos da província de Manica e de Sofala.

A secretária permanente provincial de Manica, Francisca Maluana, falando em representação do governador Alberto Mondlane, no final do evento, disse que o Governo aprovou, a 6 de Setembro de 2016, a política de emprego, cujo objectivo é promover a criação de emprego, empregabilidade e sustentabilidade do emprego.

Maluana avançou que o Governo tem vindo a aumentar o acesso aos serviços de saúde, educação, formação, estágios pré-profissionais, assim como acesso à habitação, através da atribuição de talhões, entre outras acções que beneficiam directamente a juventude.

O Governo tem vindo também a alocar recursos financeiros através do Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis (FAIJ), para capacitar jovens empreendedores e potenciar as iniciativas juvenis geradoras de auto-emprego e renda.

Outra iniciativa a que a governante fez referência é o Fundo de Desenvolvimento Distrital, vulgo “7 milhões de meticais”, que, segundo afirmou, tem garantido a transferência directa de recursos públicos, com ênfase para jovens, mulheres e idosos, numa primeira fase a nível rural.

“Só no ano passado, o FAIJ financiou 39 projectos de geração de renda, o que permitiu um maior engajamento dos jovens na luta contra a pobreza em todos os domínios da actividade económica da nossa província. Já no âmbito do FDD, foram financiados em toda a província 1725 projectos de jovens” - referiu a secretária permanente de Manica.

No entanto, reconheceu que o Governo está ciente de que estes projectos não cobrem as necessidades da juventude na sua globalidade, daí que se está a trabalhar para assegurar que os jovens que já beneficiaram de financiamento reembolsem para que possam ser abrangidos outros.

Neste processo, segundo a fonte, é fundamental que os conselhos provinciais e distritais da juventude se consolidem como instituições aglutinadoras de jovens, devendo, por isso, fazer o acompanhamento dos projectos e assegurar que os seus beneficiários possam reembolsar os fundos.

De acordo com Rosa Cararadza, presidente do Conselho Provincial da Juventude de Manica, nos dois dias do nono Acampamento da Juventude foram temas predominantes o papel da juventude na promoção da paz e unidade nacional, o engajamento da juventude em frentes patrióticas, para além de saúde sexual e reprodutiva, no âmbito da prevenção e combate ao HIV/SIDA, consumo de álcool e outras drogas, e criação do auto-emprego.

Igualmente, houve troca de experiência entre os jovens beneficiários do FAIJ e FDD, sobre a participação da juventude no processo do desenvolvimento do país, para alémda apreciação e discussão da proposta do plano de formação do INEFP na província.

Cararadza disse que, doravante, Conselho Provincial da Juventude de Manica vai disseminar mensagens sobre os instrumentos legais aprovados para acomodar interesses de jovens, tendo destacado a Declaração de Rapale, a Carta Africana da Juventude e a Política e Estratégia da Juventude.

“Discutimos os mecanismos de como influenciar directamente a incorporação destes instrumentos nos planos a todos os níveis. Manica tem de pôr ao serviço dos jovens os meios técnicos e académicos flexíveis que possam responder ao mercado de trabalho, implementando uma política de promoção de competências, dotando os jovens de meios necessários para contribuir para o crescimento económico e para o combate ao desemprego no seio da juventude”- disse.

“Ao longo dos dois dias reflectimos sobre os mecanismos de como podemos fazer a nossa província convergir e integrar os jovens no ciclo de crescimento, pois a nossa província não pode ser encarada como um problema, mas sim deve ser vista como parte da solução para a construção de um país mais unido, pacífico e com mais oportunidades, e nós como jovens temos um papel a desempenhar neste processo” - afirmou Rosa Cararadza.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction