Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O nível das águas do Rio Limpopo, na Estação Hidrometrica de Combomune está a subir, significativamente. As 11h de hoje, atingiu 7.20m com tendência a aumentar, podendo chegar perto de 7.30m. Tal resulta  da subida do nível das estações de “Beit Bridge” sobre o rio Limpopo, na África do Sul, e o rio Nwuanetsi, que registaram no domingo picos de cerca de 2300m3/s e 2800m3/s.

De acordo com informações facultadas ao nosso Jornal pela Administração de Águas Sul "ARA-sul", face a esta situação, os níveis do Limpopo continuarão a subir e, nas próximas 48 horas, a Estação Higrométrica de Chókwè poderá registar perto de 6 metros e 30 centímetros na escala 1,metro e 30 centímetros acima do alerta.

Como consequência, segundo dados em nosso poder, haverá impactos semelhantes aos da última onda, mas numa dimensão relativamente menor, afectando consequentemente as zonas baixas dos distritos de Chókwè, Guijá, Chibato e Xai -Xai. O facto resulta dos efeitos do ciclone “Dineo” que em Gaza, provocou chuvas intensas em algumas zonas da bacia hidrográfica do rio Limpopo.

A ARA -Sul, através da Unidade de Gestão do Baixo Limpopo,"UGBL", apela à população para o reforço de medidas de precaução, afastando-se das zonas de risco, retirada de bens e equipamentos das zonas baixas e evitar a travessia do rio Limpopo, face à subida considerável do seu caudal.

Por outro lado, apela-se, ainda o acompanhamento atento às informações emitidas pelos órgãos competentes.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction