O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) está a orientar um diagnóstico, em todo o país, para determinar as causas do fraco poder de aquisição de competências por parte das crianças do ensino primário.

Com efeito, os diversos estudos que têm sido feitos sobre o assunto, envolvendo entidades públicas e privadas como o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), revelam que os menores, sobretudo os da 1ª a 3ª classe, revelam baixa qualidade de apreensão das matérias.

Sobre este assunto, a ministra do pelouro, Conceita Sortane, disse que os materiais didácticos estão disponíveis e os professores nas salas de aula para ensinar as crianças, não se percebendo o que pode estar a concorrer para os baixos índices de aprendizagem.  

Provavelmente, de acordo com a governante, podem estar a registar-se falhas na forma como o professor transmite as matérias e/ou apresenta-se na sala de aulas para o processo de ensino e aprendizagem.

Face ao cenário, a ministra Sortane disse estar-se a intensificar a supervisão pedagógica, que visa aferir até que ponto os professores podem estar a ser causa do problema, que é mais grave no primeiro ciclo do ensino primário.

Sabe-se que a baixa aprendizagem nas classes iniciais por parte de qualquer indivíduo acaba afectando o seu desempenho nos níveis subsequentes, mesmo que os meios de ensino venham a melhorar.

A ideia é ir capacitando os docentes que revelarem dificuldades no sentido de paulatinamente tornarem-se agentes da qualidade que se pretende.  O processo deverá ser liderado pelas Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) que, por sua vez, terão assistência das autoridades distritais e até provinciais, caso tal se mostre necessário.

Conceita Sortane disse haver já alguns resultados animadores que constatou na sua recente visita de trabalho à província da Zambézia, um dos pontos do país com elevada densidade populacional.

Reconheceu que a constatação de défice de qualidade não é um tema novo, uma vez que, segundo ela, vem sendo apontado há já alguns anos, não obstante ter-se suspendido a contratação de professores sem formação psicopedagógica.

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