Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A REPÚBLICA Democrática do Congo (RDCongo)  enfrenta um risco “muito elevado” para a transmissão do ébola, mas o risco global de transmissão é “baixo”, considera a OMS.

A agência de Saúde da ONU descarta a possibilidade da transmissão para outros continentes, mas diz que o vírus pode ultrapassar a fronteira do RDCongo para países vizinhos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu ontem não declarar uma “emergência de saúde pública de preocupação internacional” pelo surto de ébola na RDCongo.

A deliberação foi tomada durante uma reunião de emergência por teleconferência realizada na tarde de ontem para discutir a evolução do surto no Congo-Kinshasa.

A ‘emergência de saúde pública’ levanta um alerta internacional para que os países passem a monitorar mais atentamente uma possível chegada de uma doença.

Apesar disso, a OMS colocou de sobreaviso os países vizinhos da RDCongo.

Aliás, antes mesmo da reunião da OMS, a Comunidade da África Oriental (CAO) tinha declarado o estado de “alerta máximo” devido ao ébola.

Cinco dos seis Estados-membros da CAO fazem fronteira com a RDCongo, com um comércio e tráfego fronteiriço significativo.

Integram a CAO o Quénia, Tanzânia, Uganda, Sudão do Sul, Ruanda e Burundi. Apenas o Quénia não tem fronteira com a RDCongo.

Segundo um novo balanço da OMS, 25 pessoas morreram, no total de 45 casos, dos quais 14 confirmados, desde que a eclosão deste surto há cerca de um mês numa zona rural do noroeste congolês.

Mas no último fim-de-semana o mortal vírus atingiu uma zona urbana, aumentando os receios para um estágio mais alarmante do surto.

A última epidemia do ébola de impacto internacional ocorreu na África Ocidental entre 2014 e 2016, causando mais de 11.000 mortes na Guiné-Conacri, Serra Leoa e Libéria, países cujas economias e estruturas sociais sofreram gravemente com a situação. – (LUSA/G1/BBC)

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction