A situação laboral dos jornalistas moçambicanos figura entre os temas a ser debatidos, na próxima quarta feira, em Maputo, no âmbito da celebração do 11 de Abril, dia dos profissionais desta classe e do respectivo sindicato.
Segundo revelou a momentos ao Notícias Online, o Secretário-geral desta agremiação, Eduardo Constantino, o que se pretende com estas discussões é, essencialmente, escalpelizar a situação dos nossos colegas em diversos órgãos de informação.
“A maioria dos quais recebem muito abaixo do salário mínimo nacional, não tem condições de trabalho, entre muitas outras situações degradantes”, frisou.
Constantino avançou que a ideia é não só fazer o levantamento dos problemas que afligem a classe, mas também elaborar propostas para se ultrapassarem os mesmos.
“Para tanto, o SNJ vai depois levar a debate junto da associação das empresas jornalísticas, todas as questões arroladas de modo a que se possa encontrar uma solução que dignifique mais a classe no país”, refere.
Entre os temas a serem debatidos pelos jornalistas e público, figuram a liberdade de expressão e de Imprensa e o relatório de monitoria do cumprimento do Código de Ética e Deontologia do Jornalista moçambicano.