Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

CERCA de 13 mil milhões de meticais em pensõesjá foram pagos a 2800 antigos trabalhadores das minas da África do Sul, após acordos alcançados entre os governos moçambicano e sul-africano para que estas remunerações fossem efectuadas no regresso de mineiros ao país.

A canalização das pensões ocorreu entre 2016 e o primeiro trimestre do ano em curso, nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, de onde provêm o grosso dos mineiros reformados.

Antes do entendimento, os mineiros e seus dependentes eram sujeitos a deslocar-se à África do Sul para aceder a estes benefícios junto das companhias de mineração, num processo moroso por conta da burocracia e das barreiras linguísticas.

Fruto da mesma iniciativa, os mineiros desvinculados da Companhia RPM, em 1999, finalmente acederam às suas indemnizações após um longo processo de negociações. Ao todo, foram pagos cerca de 32 milhões de meticais a 359 mineiros moçambicanos, de Setembro de 2017 até ao início do presente ano.

Estes ganhos foram revelados na quinta-feira pela Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Dias Diogo, durante a inauguração da Sala de Atendimento dos Mineiros, no posto administrativo de Ressano Garcia, no distrito da Moamba.

O serviço visa prestar auxílio e informações sobre o novo modelo de pagamento de salários diferido (por via de contas bancárias), das compensações por doenças ocupacionais, assistência ao processo de desembaraço aduaneiro, previdência social, educação financeira, entre outros.

Vitória Diogo justificou a abertura desta unidade pelo facto de cerca de 27 mil trabalhadores nas minas e farmas da África do Sul atravessarem a fronteira de Ressano Garcia em direcção aos seus postos de emprego.

Contudo, reconheceu que ainda prevalecem desafios na protecção social dos mineiros, sobretudo no que diz respeito às compensações por conta das doenças ocupacionais.

O secretário-geral da Associação Moçambicana dos Mineiros Moçambicanos (AMIMO), Pedro Mondlane, exigiu, no entanto, a prestação de serviços de qualidade aos visados, sem interrupções do fluxo de informação.

No mesmo diapasão, Vitória Diogo apelou para a boa conservação da infra-estrutura, para que a mesma sirva o interesse dos mineiros por um longo período de tempo.

Para acomodar as preocupações dos trabalhadores por conta própria em Ressano Garcia, a Administração do Trabalho perspectiva a abertura de uma unidade para que possam tramitar as suas pensões.

Sábados

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction