Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A APOSTA do governo na eliminação do analfabetismo é um dos elementos essenciais no combate à pobreza e às diversas pandemias, incluindo o HIV/SIDA, que tende a minar os esforços de promoção do desenvolvimento no país.

O facto foi defendido ontem, em Muecate, pela esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, falando à população no cumprimento do seu segundo dia de trabalho à província de Nampula.

Indicou que se a população estiver alfabetizada pode superar o HIV em adolescentes, jovens, adultos e crianças.

Antes de orientar um comício popular na vila sede do distrito, a primeira-dama visitou uma associação de mulheres agricultoras a quem incentivou para o aumento da produção, de modo a combater a fome.

Assistiu, igualmente, a uma aula de alfabetização e manifestou satisfação por saber que as mulheres estão a participar massivamente e, por essa via, poderão melhorar a gestão da vida nas comunidades, combatendo o analfabetismo que se situa em 45 por cento no país.

Com estas iniciativas, indicou que a mulher de Muecate está a contribuir para o desenvolvimento.

“A educação continua a ser uma das prioridades do governo, razão pela qual se estende aos adultos que não tiveram oportunidade”, disse Isaura Nyusi.

Destacou que o empenho do distrito de Muecate é um indicativo de progressos na erradicação do analfabetismo.

Referiu-se ao plano estratégico e o movimento de advocacia, sensibilização e mobilização de recursos para a alfabetização como instrumento de operacionalização das aspirações de oferecer a educação para todos.

“É nosso desejo ver todos os moçambicanos alfabetizados porque aí os sinais de recuperação da economia serão mais evidentes”, considerou.

Segundo a esposa do Presidente da República, a desigualdade do género é determinante na propagação do HIV/SIDA, sendo que a educação aumenta a consciencialização sobre diversos aspectos e ajuda a reduzir a discriminação e a violência.

“Por isso apelamos a todas entidades influentes, líderes comunitários, religiosos, pais e encarregados de educação, pessoal de saúde, professores e a sociedade civil para ajudar as nossas meninas a evitar a contaminação pelo HIV”, apelou a primeira-dama, recomendando ainda às mulheres grávidas para usarem o serviço pré-natal e fazerem todos os testes, incluindo de HIV e sífilis.

Num outro desenvolvimento, Isaura Nyusi salientou que o maior enfoque também deve ser dado à agricultura, uma área que todos devem apostar como principal factor de promoção de emprego, aumento de renda familiar e segurança alimentar.

No final da visita a primeira-dama procedeu à entrega de cinco cadeiras de rodas a igual número de pessoas necessitadas.

ISAÍAS MUTHIMBA

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction