Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O Governo, em parceria com o sector privado, vai construir um parque de estacionamento rodoviário, equipado com sistema de serviços integrados, com vista a proporcionar melhor mobilidade de pessoas e bens no cruzamento entre as Estradas Nacionais N1 e N10, no distrito de Nicoadala, província da  Zambézia.
O facto foi revelado semana passada à AIM pelo director do Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estruturas de Nicodala, Anilado Garrine.

“Perspectiva-se que até princípios de Dezembro próximo a infra-estrutura esteja operacional. Na essência, o governo pretende, a curto prazo, romper o ciclo de perdas avultadas de recursos financeiros devido à falta de condições condignas para acolher camionistas e transformar o parque numa fonte de captação de receitas com vista a alavancar a economia do distrito”, disse Garrine.

Explicou que o estudo de viabilidade prevê que o governo venha a arrecadar um lucro de 70,000 meticais (cerca de 1.182 dólares ao câmbio corrente) por dia pela colecta de taxas.

Trata-se de um cálculo provisório que, segundo a fonte, não contempla outros serviços a oferecer naquela infra-estrutura.
“Além de captação de receitas pretende-se, igualmente, facilitar a mobilidade de veículos naquele troço, sobretudo nas horas de ponta, para dar lugar a manobras de estacionamento dos camionistas”, explicou.
As obras, com uma duração de seis meses, deverão arrancar no início de Julho próximo, ocupando uma área estimada em 1,5 hectare, que dista a três quilómetros do centro comercial da vila.
Questionado sobre o custo da obra, Garrine disse que serão investidos cerca de 1,5 milhões de meticais, que serão desembolsados partilhados pelo governo e a Associação dos Transportadores da Zambézia.
A fonte disse que já foram concluídos todos os procedimentos administrativos atinentes à adjudicação das obras ao concorrente vencedor.

Há dias uma equipa multissectorial composta por funcionários da Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações, Associação Provincial dos Transportadores Terrestres e do governo distrital esteve no local, tendo sido concluídos todos os aspectos para o início das obras.

Actualmente, o Corredor de Nicodala regista um movimento intenso de camiões de grande tonelagem, facto que impõe novos desafios às autoridades locais, incluindo a construção de um conjunto de infra-estruturas socioeconómicas para responder à demanda.

“Concebemos uma parceria inteligente com o proprietário do espaço, que gentilmente cedeu um hectare e meio ao governo do distrito, a três quilómetros da vila, precisamente na zona do Lobo, ao longo da Estrada Nacional, para a construção de um parque de estacionamento multifuncional com o fim único de aliviar o sofrimento a que estão votados os camionistas que pretendem pernoitar em Nicodala”, explicou Garrine.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction