Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O FUNDO das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) congratula o Governo de Moçambique pelos esforços para o  desenvolvimento de políticas e normas que asseguram o melhor início de vida das crianças no país.

Dados actuais mostram que, como resultado das actividades de promoção e protecção do aleitamento materno, em Moçambique 55 por cento das crianças menores de seis meses têm amamentação exclusiva.

O UNICEF congratula ainda o Executivo pela Política Nacional  de Alimentação Infantil, Estratégia Nacional de Alimentação Infantil, normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MISAU) e parceiros relativamente ao fortalecimento das actividades em prol da iniciativa Hospital Amigo da Criança.

No país foi aprovado, igualmente, o Código Nacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno, além do empenho das autoridades na advocacia para a criação de cantos de amamentação e por uma legislação mais abrangente sobre a licença de paternidade e aumento da de maternidade até aos seis meses.

Recentemente, a licença de maternidade para o sector público foi fixada em três meses, para permitir o aleitamento materno exclusivo das crianças e maior envolvimento dos pais no cuidado dos filhos, com vista ao desenvolvimento do pleno potencial das crianças.

Uma nova análise do UNICEF mostra que quase 90 milhões de crianças do mundo com menos de um ano vivem em países onde os pais não têm direito a um único dia de licença de paternidade.

Por isso, o UNICEF tem apelado aos governos para implementarem políticas nacionais voltadas para a família e que apoiem o desenvolvimento da primeira infância, incluindo remuneração na paternidade, para ajudar a fornecer tempo, recursos e informações de que precisam para cuidar dos filhos.

A nova análise faz parte da campanha “Super Dads do UNICEF”  (Super Papás do UNICEF), agora no seu segundo ano, que visa derrubar barreiras que impedem os pais de desempenhar papel activo no desenvolvimento dos menores.

A campanha celebra este mês o Dia dos Pais, reconhecido em mais de 80 países, e concentra-se na importância do amor, brincadeiras, protecção e boa nutrição para o desenvolvimento saudável das crianças.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction